O Dublê do diabo, filme dirigido por Lee Tamahori, conta a história de Uday (Dominic Cooper) filho mais velho do ditador Saddam Hussein.

Cena do filme 'O dublê do diabo'

Cena do filme ‘O dublê do diabo’

Quando mais jovem, Uday estudava com um colega de escola muito parecido com ele, Latif Yahia. Já adulto Latif foi convencido pelo exército (a mando de Uday) a passar por várias cirurgias plásticas para ficar ainda mais parecido com o primogênito de Saddam e substituí-lo em aparições públicas.

O filme mostra como a mente de Uday era doentia. Vivia uma vida de luxos, drogas e atrocidades (bacanais regados a cocaína, perseguição e sequestro de colegiais, tiroteios em boates, etc).

Meia década depois de ter sido ‘recrutado’ para este trabalho, Latif consegue fugir do Iraque em 1991. O Dublê do diabo é o nome de um dos livros que ele escreveu contando sua versão da história.

Uday Hussein

O filme não trata dos acontecimentos políticos da época nem do relacionamento do Iraque com o Ocidente. Durante o filme podemos ter uma ideia do que acontece no mundo da politica através de uma TV ligada ao fundo, de uma cena ou da manchete de algum jornal, mas esse não é o foco.

O que vemos é o estilo de vida de Uday que choca pela naturalidade com que comete crimes terríveis e, principalmente, o dilema interno de Latif que mesmo sendo uma pessoa extremamente correta e com forte princípios morais e religiosos precisa tomar parte em todas essas atrocidades para proteger sua família.

O filme é forte e fica ainda mais quando nos lembramos que é baseada em uma história real e que tudo aquilo, apesar de dramatizado, existiu de alguma forma.

Assista o trailer:

Na época do lançamento do filme Latif Yahia contou à BBC Brasil sobre o cotidiano como dublê de Uday Hussein, leia o relato aqui.