
Dezena de vídeos assistidos, cinco especialistas sendo seguidos no Youtube, os dois manuais do aquário lidos, instruções dos fabricantes seguidas à risca, mesmo assim erros foram cometidos o que tornou o aquário caótico nos primeiros 40 dias.
Meu primeiro aquário foi planejado para mollys, ele tem 30 litros, um filtro de 380 litros/h, substrato neutro, mudinhas de vallisneria e uma toca de plástico. O filtro completo de três níveis com esponja, carvão e mídias. Além disso, coloquei um pouco de sal marinho, pois é saudável para as mollys, além do acelerador biológico. Comecei com foto período de 10 horas, alimentação 3x por dia alternando entre flocos e larvas de mosca.
Ciclagem
Li as instruções do acelerador, o manual do aquário, acabei sendo levado ao erro, pois acreditei nas informações do fabricante, cinco dias e pode colocar os peixes. Uma semana da introdução deles, a água ficou turva e a amônia estava no pico. Tem solução? Não, mas fiquei amenizando com duas TPAs por semana, trocando 30% da água tratada. Então a água voltou a ficar cristalina após uma semana. Depois veio um pico de nitrato, continuei com as TPAs até o nitrato estabilizar na terceira semana. Não perdi nenhum indivíduo da fauna, mas isso não deve ter sido bom para eles.
E teve mais erros? Sim! Minha fauna é composta por quatro mollys, cinco camarões neocaridinas, além de dois filhotes de peixes intrusos “doados” pela loja. Todos ficavam em baterias separadas lá. Assim, peixe não sabe o que é camarão, camarão não conhece peixe, e as plantas não lidam com os dois. Com poucos minutos, as mollys curiosas ficaram mordiscando até os camarões se esconderam na toca ou sob uma pedra.
Fim do caos? Não!
Esqueci dos filhotes que foram soltos juntos com os camarões, não sabia a espécie, se eram compatíveis com as especificações do meu aquário.
Lembram? água alcalina com ph 7.0, dura com um pouco de sal, e temperatura livre com um mínimo de 22 graus. Segundo dia, os filhotes sumiram, onde estariam? Na toca? Fiz a TPA no domingo seguinte, faltavam alguns camarões também, e agora?
Estavam presos no filtro, foram sugados! Fiz novas pesquisas e comprei uma esponja de proteção para alevinos (filhotes de peixes) e camarões. E coloquei na entrada do filtro.
Algumas semanas depois, a amônia começa a subir muito, o que poderia ser? Notei que a toca estava cheia de comida e cascas de camarões, removi ela, assim os camarões foram se refugiar sob uma pedra que coloquei quando comprei a esponja de proteção. Mesmo assim, a amônia continuava leve, mas subindo, desconfiei da alimentação. Procurei muito na internet, não encontrei nada específico sobre o assunto, eu colocava 3x por dia, passei para 2x com uma redução de iluminação de 10 horas para 9. Já que eu notei as plantas meio amareladas, acreditei que era excesso, mas elas só estavam se adaptando ao novo ambiente. Depois disso, tive algumas semanas de tranquilidade até o próximo problema.