O Hip-Hop tem sido um dos pilares da música popular em quase todo o mundo ao longo das últimas décadas. A verdade, no entanto, é que apesar de sua magnitude, trata-se uma forma de expressão incrivelmente recente do ponto de vista histórico. Os seus chamados “fundadores” ainda circulam entre nós, e mantêm viva a memória de seus primeiros dias. E é com isso em mente que chegamos a mais um vídeo do canal O Que É Música?!

Nesse 9º vídeo do canal, estreamos um novo quadro, intitulado De Onde Veio?. Nele, nos dedicaremos a tentar entender questões da História da Música que sejam maiores do que apenas um indivíduo. E para fazer essa estreia, nada melhor do que contar a história do Hip-Hop, um gênero musical que teve data, horário e local exatos para nascer, e que trouxe consigo uma série de novidades e subversões na forma de se criar e consumir música.

Com esse intuito, nos voltaremos à cidade de Nova Iorque dos anos 1970. Mais especificamente ao Bronx, um dos cinco grandes distritos da cidade, e que à época passava por um sério acúmulo de crises demográficas, econômicas e imobiliárias. Buscaremos entender quais foram os fatores que originaram essas crises, que impacto elas tiveram sobre o cenário do Bronx, e qual é a importância disso para o surgimento da cultura do Hip-Hop.

Passando para o lado sonoro da força, traçaremos um histórico da música de entretenimento norte americana. Desde os Spirituals, praticados pelos escravos afros americanos no Século XIX, até o Funk e a Disco Music da década de 70, passando pela Era de Ouro das Big Bands.   Acontece que o Hip-Hop dificilmente teria se originado, se não fossem por algumas condições específicas na forma como a música era consumida na época. E não podemos contar essa história sem contextualizar todo o processo de evolução musical e tecnológica que levou até ela.

Chegando ao ano de 1973, finalmente entenderemos como essa profusão de fatores musicais e socioeconômicos se uniu, para dar origem a uma das formas de expressão artística mais relevantes do nosso tempo. Descobriremos, nos mínimos detalhes, o “quem”, “quando”, “onde”, “como” e “porquê” do surgimento do Hip-Hop, e de seus primeiros anos de evolução e propagação pela comunidade do Bronx.

Citando o excelente seriado The Get Down: “onde há ruína, há a esperança de um tesouro”.

Agucem os ouvidos e sejam bem vindos a mais um vídeo do canal O Que É Música?!