Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Masculinidade: O “viking” do capitólio, o Supermen Bi e o Ted Lasso

por em 24/11/2021 | Nenhum comentário

Masculinidade: O “viking” do capitólio, o Supermen Bi e o Ted Lasso

Vamos começar o texto com uma pergunta para quem se identifica como homem: no decorrer deste segundo ano de pandemia, o que você pensou sobre o significado de masculinidade? Já tenho publicados aqui no Portal Deviante três textos em que o tema principal é Masculinidades. Ao revisitá-los, todos retratam de uma certa forma o período que vivia enquanto o escrevia. Em especial o de 2020, em meio ao primeiro ano da pandemia, reflito bastante sobre como naquele momento o que representa o ideal de “ser homem” prejudica o combate a COVID-19. 

Leia mais...

Por uma Saúde Global e Universal

por em 22/09/2021 | Nenhum comentário

Por uma Saúde Global e Universal

No meu último texto publicado comentei que a COVID-19, assim como foi com a AIDS/HIV nos anos 80, é uma doença nova e que provavelmente teremos que lidar com ela, e suas diversas variações, nos próximos anos. E não pára só na COVID-19, novas questões de saúde pública irão surgir em um futuro próximo, decorrentes principalmente das mudanças climáticas, que irão impactar todo o mundo. E com isso em vista é importante colocar o debate sobre uma Saúde Universal e Global.

Leia mais...

Chute 231 – Saúde mental, depressão e capitalismo

por em 18/09/2021 | Nenhum comentário

Chute 231 – Saúde mental, depressão e capitalismo

Convidamos o Elton Corbanezi (UFMT) para nos ensinar um pouco sobre saúde mental e capitalismo. Num cenário de pandemia, agravamento de desigualdades, precarizações, desmonte institucional, fica até fácil enxergar uma correlação com o aumento de casos de depressão no Brasil e no mundo. O que não é tão fácil é identificar o contrário: como o capitalismo neoliberal ajuda a definir o que é ou não um transtorno depressivo? Confira!

Para apoiar o Chutando a Escada, acesse chutandoaescada.com.br/apoio

Leia mais...

Quando uma Pandemia acaba? (AIDS, políticas públicas e “Magic” Johnson)

por em 02/06/2021 | Nenhum comentário

Quando uma Pandemia acaba? (AIDS, políticas públicas e “Magic” Johnson)

Quando a COVID-19 vai passar? Você deve ter feito essa pergunta algumas vezes ao longo dos últimos meses, e tal resposta é mais complexa do que se imagina. Afinal as pandemias realmente acabam? O que pode ser levado em consideração para o seu fim? Se o Corona sumir magicamente amanhã, quer dizer que acabou ou temos que levar em consideração os impactos econômico/social ligados diretamente a esse período?

Leia mais...

Colaboração e uso de TICs durante a COVID-19

por em 16/04/2021 | Nenhum comentário

Colaboração e uso de TICs durante a COVID-19

Você já se questionou como continuaria suas atividades sociais e profissionais durante a pandemia da COVID-19 se não existissem TICs? E quais TICs teve que incorporar ao seu dia a dia nesse período? O texto de hoje mostra como uma parcela da população brasileira adaptou sua forma de atuar e colaborar com o apoio das TICs.

Leia mais...

Aii!!Aii!! Dores no corpo durante a pandemia e a Long Covid

por em 15/04/2021 | Nenhum comentário

Aii!!Aii!! Dores no corpo durante a pandemia e a Long Covid

No momento que dou início a esse texto o Brasil completa uma ano de pandemia, com todos os erros e do que poderia ter sido, coisas das quais não pretendo aprofundar aqui, a COVID 19 alterou a nossa vida diária. Seja você da área da saúde, da tecnologia, um estudante, dona de casa, entregador ou que for, as coisas estão, pra dizer no mínimo, tensas. Essa tensão psicológica constante, acaba refletindo na tensão muscular e em consequência o corpo responde com dores. No texto de hoje abordarei a relação entre as dores no corpo que estamos sentindo ultimamente e a pandemia, comentando também um pouco no que vem sendo chamado Long COVID.

Leia mais...
Modo Noturno