As Ciências Forenses são a aplicação do conhecimento científico para a resolução de questões legais. ATENÇÃO!! Por se tratar principalmente da área criminal, este texto tem conteúdo que pode ser desconfortável para algumas pessoas.

De modo geral, o trabalho de um perito que trabalha junto à polícia, na coleta e análise de provas de um homicídio, é multidisciplinar. Inclui áreas de física, química, engenharia, medicina, biologia e, diferentemente dos seriados, a equipe nem sempre tem um perito de cada área. Este texto, eu dividi em algumas áreas específicas de ciência com suas aplicações e referências de seriado (heheheheh) para deixar o texto mais didático.

Antropologia: Apesar de ser mais conhecida pelos seus aspectos das ciências sociais, a antropologia tem uma vertente biológica. É nessa que se enquadra a área da personagem principal de Bones. A especialista na área é chamada quando só o que se tem para trabalhar são ossos e dentes. Isso se dá quando o estado de decomposição do corpo já está muito acelerado ou quando o corpo é queimado. Ela identifica, então, pelos ossos e dentes, o intervalo de morte, o sexo e idade da vítima, estatura e ‘build’ (tamanho: gordo, magro…), ancestralidade, aproximação facial, traumas ósseos. A Academia Americana de Antropologia Física se reuniu pela primeira vez em 1972.

Imagem do seriado Bones. Os dois personaens principais seguram uma lupa e a gente vê seus crânios pela lupa

Psicologia/Psiquiatria: O seriado referência dessa área é Criminal Minds e um menos famoso, The Mindhunter. A psicologia forense tem várias vertentes, mas, focando no que a área pode contribuir na solução de um crime, ela pode 

  • delinear o perfil do criminoso: os métodos usados se baseiam no estudo de criminologia, saúde mental e exame e interpretação de provas.*** Em investigações, a psicologia comportamental pode (i)reduzir o número de suspeitos; (ii) identificar modus operandi e assinaturas; (iii) avaliar potencial de escalada do comportamento criminoso (para crimes mais violentos), (iv) desenvolver estratégias de entrevistas de suspeitos. A Unidade de Ciência Comportamental do FBI, representada em Criminal Minds, foi formada em 1972, mas desde os anos 60 já havia uma tentativa de abordar perfil de criminosos, representado na série The Mindhunter.

Cast de Criminal Minds

***Um ponto interessante levantado pela Enciclopédia de Ciências Forenses é que o livro Malleus Maleficarum (O martelo das Feiticeiras) teria sido a primeira publicação que ensina a identificar comportamento criminoso. Pensar nisso é assustador porque realmente é colocado no livro que seriam bruxas mulheres que tivessem marcas de nascença, morassem sozinhas, tivessem animais domésticos, não tivessem filhos, cultivassem ervas, e/ou sofressem de doenças mentais. Entender como os preconceitos e ideologias de uma época marginalizavam determinadas pessoas, faz com que o método científico seja cada vez\ mais importante. Esse costuma ser um tópico recorrente em conferências de associações forenses.  

  • colaborar em entrevistas com vítimas/testemunhas vulneráveis: seja por idade, estado emocional ou habilidade intelectual, algumas pessoas são consideradas vulneráveis e elas são particularmente sugestionáveis. Até para  que a entrevista seja válida como prova é necessário que não haja sugestão. Psicólogos e linguistas (katchin) podem ajudar nesse treinamento de policiais
  • Fora da investigação, mas ainda relacionado com o processo legal, psicólogos e psiquiatras são chamados para avaliar se os acusados estão em sã consciência ou se têm capacidade cognitiva para entender o que está acontecendo. Neste sentido, podem ser chamados como perito para dar um parecer no tribunal.

Outro seriado que trata de comportamento e solução de crimes chama Lie to me. Um pesquisador é especialisado em detectar mentiras pelo movimento dos olhos, dilatação da pupila, etc. Pesquisas em psicologia social e a cognitiva já demonstraram que não passa de 60% a acurácia de detecção de mentira por especialistas ou mesmo pelo polígrafo. Mas isso não significa que as pessoas pararam de tentar identificar mentiras. Algumas medidas que parecem ser eficientes incluem: batimento cardíaco, tamanho e movimentos da pupila, mas os testes são todos feitos em laboratório, o que sempre traz um ambiente mais neutro, sem interferências, o que foge da realidade.

Linguística: o seriado referência aqui é Manhunt: the unabomber. Apesar de o seriado não falar de linguística especificamente, o personagem usa a sociolinguística para analisar um manifesto e identificar o idioleto (características individuais de quem escreve/fala). Na vida real, as áreas mais famosas do linguista como perito são a fonética e fonologia que analisam áudios e identificam padrões e sotaques… Mas, mais recentemente (+ ou – 30 anos) temos as análises de autoria, que serve tanto para direitos autorais de obras, como outras situações:

  •  em um caso, em 1987, do McDonald’s contra uma rede de hotéis que queria criar o McSleep, um linguista conseguiu mostrar que o uso desse prefixo Mc tinha se distanciado da marca e caído um uso independente que significaria ‘básico’ ou ‘conveniente’, mostrando, portanto, evidências contra o argumento do McDonalds. O McDonald’s terminou ganhando o processo porque o juiz aceitou melhor a evidência de uma pesquisa de mercado que mostrava que as pessoas ainda associavam Mc a marca. 
  • Esse é um bom exemplo para enfatizar que as ciências forenses analisam provas e emitem pareceres, que, em conjunto, dão suporte para as argumentações de casos (evidências). Muitas vezes o parecer apenas exclui suspeitos, não necessariamente aponta culpados.
  • Em outro processo, um policial que estava ‘infiltrado’ apresentou no tribunal, por escrito, todas as suas interações feitas por telefone com o acusado, argumentando que teria tomado notas todas as vezes assim que desligavam. A contra argumentação não foi que a informação estava incorreta, mas, na verdade, precisa demais. Isso implicaria o uso de gravações que a polícia negava a existência. Uma análise linguística mostrou que seria necessária uma habilidade extraordinária de memória para transcrever uma conversa com aquela precisão. 
  • Recentemente teve um caso de uma inglesa que, de férias, acusou um grupo de rapazes de a ter estuprado, depois ela voltou atrás, em um bilhete. Um linguista foi chamado para ver se ela teria escrito o bilhete sob coerção. 

Fora dos tribunais, assim como os psicólogos, há outros papéis que um linguista forense (ou um linguista legal, recentemente começaram a fazer essa diferença) podem ter:

  • A Universidade de Cardiff teve (não sei se ainda tem) uma parceria com o presídio para elaboração de material com informações mais claras para os presos
  • Treinamento de policiais para não fazerem perguntas tendenciosas, que podem não ser aceitas depois no tribunal, ou para “falar como crianças” para atrair predadores online (Tim Grant)
  • Análise e sugestão de reescrita de instrução de júri
  • Análise e sugestão de reescrita dos direitos no momento da prisão (Miranda rights)
  • Análises de relações de poder na tentativa de mudar o sistema (como vítimas de estupro são interrogadas, por exemplo)

Biologia

  • entomologia forense – estudo de insetos aplicado a processos criminais. A primeira coisa que me vem à cabeça é o Jack Hodgins de Bones, mas que também tem sempre um no CSI, que analisa larvas de insetos para estimar, por exemplo, há quanto tempo o corpo estava exposto ou se o tipo de inseto é comum onde o corpo foi encontrado. Diferentes insetos carniceiros são atraídos por um cadáver em diferentes fases da decomposição. Então, dependendo do tipo de inseto presente, dá pra ter ideia de quanto tempo de decomposição tem. 
    • Um dos artigos de 2021 da Forensic Science International mostra um experimento para descobrir qual a espécie de inseto é mais útil na identificação dos primeiros momentos pós mortem nos Emirados Árabes. 

Mas há aplicações que não envolvem corpos em decomposição. Pode ter situações de insetos em produtos armazenados, ou presença de insetos, como cupins, em casas e apartamentos.

  • botânica forense – estudo de vestígios botânicos aplicado a processos. Sabe, nos seriados, quando identificam que os vestígios da sola de um sapato mostram por onde a pessoa andou? É isso. Se houver vestígio de algas, dá pra saber se o afogamento foi em água doce ou salgada, o que pode restringir o local. 
  • DNA – análise de DNA está presente em 99,99999% dos casos de investigação em seriados.  Seja para determinar a identidade de um corpo, seja para comparar provas e restringir o número de suspeitos. Mas é possível ainda usar DNA para determinar paternidade.
    •  Um dos artigos de 2021 da Forensic Science International examina o uso de lágrimas como fonte de DNA, na ausência de sangue ou saliva que são mais comuns em cenas de crime. Os pesquisadores analisaram amostras novas e velhas de lágrima em três tipos de superfície: papel, algodão e lentes de contato e os resultados foram positivos, comparáveis à saliva ou sangue

Medicina: o médico legista é quem determina a causa de morte. Temos aqui como exemplo o Al Robbins do CSI. Esse médico é responsável por identificar fenômenos médico-biológicos no corpo que auxiliem na resolução de crimes. Mas nem sempre o corpo precisa estar morto. O IML, por exemplo, é responsável por analisar hematomas em casos de denúncias de brigas ou abusos, e analisar casos de estupro.

    • Um dos artigos de 2021 da Forensic Science International analisa um caso de um hematoma natural que são as ‘Mongolian Spots’, uma marca de nascença que é meio verde, azulada e que ocorre na região baixa das costas, perto do bumbum. O artigo discute um caso de denúncias repetidas de abuso infantil de uma criança com essa marca de nascença e como esse caso mostra o cuidado que se deve ter na análise de hematomas

Computação: Identificação, preservação, recuperação e análise de evidências em formato digital. Video games podem ser usados para transportar mensagens codificadas e até geladeiras podem ser usadas para guardar imagens ilegais. (Forensic Science Simplified)

  • Deep Learning: Um dos artigos de 2021 da Forensic Science International mostrou a possibilidade de prever idade e sexo pela marca da pegada (footprint) usando uma abordagem computacional. 100 mil pegadas foram coletadas de pessoas entre 7 e 80 anos e os dados foram usados para desenvolver um modelo de deep learning para analisar os padrões relacionados a idade e, então prever a idade pela pegada. 

Engenharia: um engenheiro forense analisa o mau funcionamento de máquinas e as suas consequências em possíveis situações legais, mas pelo próprio objeto de análise, essa é uma área ligada a processos civis e não criminais. Tem uma empresa que publicou artigo na Forensic Science International que faz testes mecânicos para ver se os acidentes aconteceram como foi dito que aconteceram. 

    • Neste artigo, por exemplo, eles testam para ver se é possível distinguir um machucado feito com uma serra elétrica foi acidental ou de propósito.

Geologia: parecida com alguns aspectos da biologia forense, a geologia consegue identificar fragmentos de rochas, microfósseis, grãos minerais que podem associar pessoas a lugares.

    • Um artigo publicado este ano defende exatamente a importância da geologia como área forense. O argumento é que não só as espécies minerais, mas pólen e esporos que caem no chão misturados a água, vento, insetos, etc. deixam marcas distintas no palinomorfo, que seria esses microfósseis orgânicos.

Química: quase todos os processos de análise passam por algum processo químico de análise. 

    • Um dos artigos de 2021 da Forensic Science International discute a importância de avaliar a variabilidade de isótopos na água do corpo afetada por fatores geográficos e individuais. Eles analisaram valores de isótopos de Oxigênio e Hidrogênio na água corporal de 72 voluntários em 10 cidades diferentes dos E.U.A em períodos de 5 a 10 dias. A maior variação foi da diferença dos isótopos da água potável de cada região, mas a quantidade de água ingerida pelo indivíduo e exercícios físicos influenciam nos valores de água corporal. 
    • Um dos artigos de 2021 da Forensic Science International (produzido por Brasileiros) discute o desenvolvimento de uma abordagem de espectrometria de massa para caracterizar fórmulas ilegais em produtos na comercialização (ilegal) de anabolizantes.

Física: A análise de marcas de sangue serve para recriar as ações que levaram ao derramamento de sangue. São analisados o tamanho da mancha, o formato, a distribuição e a localização.Aqui são aplicados conhecimentos de biologia, com o conhecimento de como o sangue se comporta, mas também de física e matemática com conceitos de velocidade, ação capilar, ângulo, distância… (Forensic Science Simplified)

Meteorologia: Saber se choveu, há quanto tempo choveu, quais eram as condições climáticas em determinadas situações ajuda na coleta de provas ou na comprovação por ausência de provas.

Fotografia e video: Fotografia é uma forma comum de coletar evidência.

    • Um dos artigos de 2021 da Forensic Science, Medical and Pathology compara exames de ferimentos superficiais usando 4 técnicas de documentação e métodos de visualização diferentes. Foram colocados 42 adesivos com ferimentos em um manequim, que foi analisado por duas pessoas com relação à orientação, forma, cor, tamanho, borders, corners do ferimento e mecanismos que causaram o ferimento. Outra análise foi feita usando fotografias 2D dos ferimentos, fotografia 2D com o uso de um sistema de multi câmeras e reconstrução 3D baseada en imagens visualizadas em tela e em realidade virtual

Referências

https://www.lingualivre.com/post/ll_09

Forensic Science International Journal 

http://www.cbsnews.com/htdocs/forensics/timeline.html

https://www.infoescola.com/biologia/entomologia-forense/ 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bot%C3%A2nica_forense

International Association of Forensic and Legal Linguistics 

Forensic Science, Medicine and Pathology 

NFSTC. “A Simplified Guide to Crime Scene Investigation” National Forensic Science Technology Center, September 2013. (Acesso em 03/10/2021)