No dia 11 de fevereiro, cientistas do LIGO anunciaram que conseguiram detectar, pela primeira vez, a existência de ondas gravitacionais. As ondas identificadas foram causadas por dois buracos negros que se fundiram cerca de 1,3 bilhões de anos atrás.

Os cientistas têm se perguntado como esses dois buracos negros chegaram perto o suficiente para colidirem? Antes, vamos entender como eles são formados.

Quando uma estrela está no final de existência, após passar muito tempo convertendo hidrogênio em hélio, ela acaba entrando em colapso. Nesse momento diversas coisas podem acontecer a ela, pode ser gerada uma anã branca; ela pode explodir e formar uma supernova; ou, a sua matéria pode se contrair cada vez mais, tornando-a cada vez mais densa, até que então, surge um buraco negro.

Recomendo o vídeo do Nerdologia para uma melhor compreensão.

Acontece que a distância entre as estrelas é enorme, a estrela mais próxima do sol é a Alpha Centauri que está a 4,24 anos-luz de distância. Se buracos negros se originam de estrelas, como dois deles conseguiram chegar tão próximos um do outro? Tentando responder a isso, o astrofísico Avi Loeb, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, propôs que talvez os dois buracos negros tenham se formado de uma mesma estrela moribunda.

O artigo de Loeb publicado no Astrophysical Journal Letters, mostra que, se a estrela está girando muito rápido, enquanto entra em colapso, o seu núcleo pode se esticar em forma de haltere e depois ser separado em duas seções. Assim, cada seção formaria um buraco negro.

Os cientistas detectaram um flash de raios gama em 14 de setembro de 2015, apenas uma fração de segundo após o LIGO pegar os primeiros sinais de ondas gravitacionais. Loeb acredita que esta explosão de raios gama possa ser um indício de que os buracos negros vistos por LIGO eram gêmeos, nascidos da destruição de uma única estrela.

A hipótese de Loeb oferece um possível caso em que os dois buracos negros poderiam liberar uma explosão de raios gama. Os raios gama são a forma mais energética de luz, e explosões de raios gama são causados ​​por eventos muito energéticos. As rajadas podem ocorrer quando uma única estrela entra em colapso em um buraco negro, disse Loeb.

Se as rajadas de raios gama podem ser causadas pelo colapso de uma estrela, isso indicaria que o local onde os dois buracos negros se fundiram, também foi o local em que pelo menos um deles se originou. O que seria pouco provável caso eles tenham se formado de estrelas diferentes, já que ambos necessitariam viajar uma grande distância para se encontrarem.

“É o equivalente cósmico de uma mulher grávida de gêmeos dentro de sua barriga”, disse o astrofísico Avi Loeb em um comunicado.

Neste evento, em particular, não há como comprovar a hipótese de Loeb, já que não existem ainda testes específicos do modelo proposto. Felizmente, ainda devemos encontrar muito mais dessas fusões, talvez, em observações futuras possamos comprovar ou refutar tal hipótese.

Fontes

Space

Discovery