Hoje vamos dar uma volta pela famosa nebulosa da Cabeça do Cavalo. Essa nebulosa, também conhecida como Barnard 33 é uma nebulosa escura que é opaca para a luz visível. Essa nebulosa localiza-se a cerca de 1600 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Orion, perto das Três Marias.

Na verdade a Nebulosa Cabeça do Cavalo é uma porção bem pequena da gigantesca nuvem molecular de Orion, uma das mais prolíficas nebulosas onde estrelas estão se formando na Via Láctea.

Como eu já falei anteriormente para vocês, nós podemos observar um mesmo objeto astronômico através de diferentes comprimentos de onda, e cada comprimento de onda nos dá informações sobre determinadas características desse objeto.

Nesse vídeo, vamos observar a Nebulosa da Cabeça do Cavalo usando alguns comprimentos de onda, entre eles, o infravermelho próximo com dados do Hubble e do VISTA, a luz visível com dados do DSS2 e no infravermelho distante com dados do Herschel.

A primeira imagem é realmente fantástica e mostra toda a textura da Nebulosa da Cabeça do Cavalo, essa imagem foi feita pelo Hubble usando o comprimento de onda do Infravermelho Próximo.

Usando o mesmo comprimento de onda, mas observando desde a superfície da Terra, essa segunda imagem mostra o resultado obtido com o VISTA. Uma curiosidade, essa foi a primeira imagem feita pelo VISTA quando ele foi inaugurado. Normalmente se escolhe um alvo bem conhecido para imagear pela primeira vez, para calibrar os instrumentos e observar o resultado.

A próxima imagem talvez seja a mais conhecida e mostra a nebulosa na luz visível, como a veríamos se a observássemos através de um telescópio, lógico que o DSS é um telescópio gigantesco e fornece uma imagem maravilhosa da Cabeça do Cavalo.

A última imagem foi feita pelo Telescópio Espacial Herschel da ESA que observa os objetos no infravermelho distante e é possível ver que a Cabeça do Cavalo na verdade é minúscula perto de toda a complexidade das nuvens que formam a Grande Nuvem Molecular de Orion. Nessa imagem é possível ver todos os locais onde as estrelas estão se formando com um grande detalhe.

Referências:

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2311763/An-incredible-neigh-bula-Hubble-reveals-Horsehead-Nebula-unprecedented-detail.html

http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Herschel/Herschel_and_Hubble_see_the_Horsehead_in_new_light

http://www.eso.org/public/brazil/images/eso0949a/

http://apod.nasa.gov/apod/ap130503.html

http://www.lightfigures.com/DSS2/ser3__OrionIC434.htm

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================