Eu já trouxe aqui no canal um vídeo falando da provável existência de um oceano na subsuperfície de Plutão.

E desde então, as evidências só veem aumentando.

A ideia dos pesquisadores analisando os dados da New Horizons, é que abaixo da Sputnik Planitia, exista um oceano, mas esse oceano não é líquido, ele é mais viscoso, lembra a consistência de um refrigerante semi congelado.

Mas aí, alguém pode perguntar, para que exista esse material viscoso em Plutão, seria necessário um tipo de calor, e Plutão não tem força de maré como as luas congeladas de Júpiter e Saturno para manter o interior derretido, então como pode isso?

O calor de Plutão é gerado pelo decaimento radioativo na parte rochosa do interior do planeta anão.

E ainda deve existir amônia misturada com a água, onde a amônia funciona como um agente anti-congelante.

Esse oceano de Plutão seria também o responsável pelas fraturas existentes na superfície do objeto, ou seja, mais uma evidência para a presença desse oceano.

Outra evidência para a presença de um oceano abaixo da Sputnik Planitia, nasce do fato da feição estar sempre apontando para o lado oposto de Caronte.

Para que isso aconteça, provavelmente deve existir uma massa abaixo planície, e de acordo com os modelos feitos, a ideia é que essa massa extra venha do oceano.

Outra evidência para que o oceano de Plutão não se congele está no fato de como já foi mostrado em outros estudos, o nitrogênio líquido não pode se congelar, pois é esse nitrogênio que vai moldando a superfície do objeto, então deve haver algum ponto de calor ali que mantenha o oceano derretido.

Os cientistas continuam a analisar os dados da sonda New Horizons, e sempre que existir algum estudo novo trarei aqui no canal para vocês.

Fontes:

Pluto Has a Subsurface ‘Antifreeze’ Ocean

http://astronomynow.com/2016/11/16/new-analysis-supports-subsurface-ocean-on-pluto/

http://www.skyandtelescope.com/astronomy-news/sputnik-planitia-drives-plutos-wandering-heart/