A Teoria da Relatividade de Albert Einstein, talvez uma das mais belas teorias dos últimos cem anos, uma teoria que previu muitos fenômenos que atualmente são observados, como as lentes gravitacionais, a curvatura do espaço-tempo e as ondas gravitacionais.

Embora já tenha passado por muitas provas, toda vez que existe a oportunidade, pesquisadores tentam colocá-la mais uma vez em teste.

E foi isso que aconteceu recentemente, um grupo de pesquisadores do Perimeter Institute for Theoretical Physics, usou o Telescópio de Horizonte de Eventos, ou, o que existe dele por enquanto para testar a Teoria da Relatividade observando o buraco negro Sagittarius A*, localizado bem no centro da Via Láctea.

A ideia dos pesquisadores foi observar a sombra causada pela presença do buraco negro no material superaquecido que cai em direção ao seu horizonte de eventos.

A forma da sombra diria se a Teoria da Relatividade está certa ou não, se a sombra observada fosse perfeitamente circular, ou com um pequeno desvio dentro do erro estatístico, ela passaria por mais esse teste.

Mas se a sombra apresentasse uma forma irregular, Eisntein estaria errado e a Teoria da Relatividade falharia na prova.

Os pesquisadores analisaram 7 anos de observações feitas pelo Telescópio do Horizonte de Eventos e bingo, a sombra está lá bonitinha, mostrando que a Teoria da Relatividade funciona e conseguiu passar por mais essa prova.

Os pesquisadores disseram que a ideia agora é esperar mais telescópios e radiotelescópios se juntarem ao EHT, para que as medições fiquem cada vez mais precisas e possam fazer com a que essa bela teoria passe ou não em cada prova a que for submetida.

De acordo com os pesquisadores, a era da pesquisa de alta precisão sobre a gravidade forte, realmente começou.

Fonte:

http://www.perimeterinstitute.ca/news/testing-general-relativity-black-holes

Artigo:

http://arxiv.org/pdf/1608.03593.pdf