Os cientistas da sonda Dawn, falaram hoje pela manhã no congresso da Lunar and Planetary Science em Woodlands.
Era uma das palestras mais esperadas pois eles estavam guardando as imagens de mais alta resolução da Cratera Occator para serem mostradas hoje.

A Cratera Occator tem 92 km de diâmetro e 4 km de profundidade, e contém os pontos mais brilhantes da superfície de Ceres. As últimas imagens foram feitas da órbita baixa, a 385 km da superfície do planeta anão e revelam um domo no centro brilhante da cratera. Numerosas fraturas cruzam o topo e o flanco desse domo. Outras fraturas também circundam o domo e chegam até os pontos brilhantes menores da cratera.
Antes da sonda Dawn, a Cratera Occator parecia uma grande área brilhante, mas agora é possível ver os detalhes incríveis dessa linda feição de Ceres.
O instrumento GRaND da sonda Dawn que começou a adquirir seus primeiros dados em Dezembro de 2015 também apresentou resultados interessantes. Esse instrumento basicamente mede os nêutrons e os raios gamma produzidos pela interação de raios cósmicos com os materiais na superfície de Ceres, dando assim a assinatura composicional do planeta anão.
O instrumento detectou menos nêutrons perto do polo do que no equador de Ceres, o que indica um aumento na concentração de hidrogênio nas altas latitudes. Como o hidrogênio é o principal constituinte da água, isso quer dizer que o gelo de água pode estar mais próximo da superfície nas regiões polares.
Outra cratera brilhante e que desafia os cientistas é a cratera Haulani. Ela é uma cratera irregular, jovem e também com pontos brilhantes até mesmo na parede interna dela. Além disso, essa cratera mostra como Ceres pode ser um mundo de uma diversidade composicional incrível. Essa cratera apresenta diferentes proporções de material que compõe a superfície de Ceres, mostrando que deve existir uma camada abaixo dela onde o material foi misturado durante o impacto que a formou.
Fonte:

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

======================================================