O Sol está sempre mudando e o Solar Dynamics Observatory da NASA está sempre observando a nossa estrela. Lançado em 11 de Fevereiro de 2010, o SDO mantém seus 24 olhos voltados para o Sol, observando o disco completo do Astro Rei e nos fornecendo uma visão privilegiada da graciosa dança do material solar na sua atmosfera, a coroa. O sexto ano de órbita do SDO não foi uma exceção. Esse vídeo mostra o sexto ano inteiro de órbita do SDO de 1 de Janeiro de 2015 até 28 de Janeiro de 2016. Cada frame nesse vídeo representa 1 hora.

O instrumento Atmospheric Imaging Assembly, ou AIA, do SDO captura imagens do Sol a cada 12 segundos em 10 diferentes comprimentos de onda. As imagens mostradas aqui são aquelas baseadas no comprimento de onda de 171 angstroms, que está no ultravioleta extremo e mostra o material solar com temperatura de cerca de 600.000 kelvins. Nesse comprimento de onda é fácil ver a rotação de 25 dias do Sol.

Durante o decorrer do vídeo, o Sol subitamente muda de tamanho aparente. Isso acontece devido a varrições na distância entre a sonda SDO e o Sol durante o tempo. A imagem é, contudo, muito consistente e estável, mesmo apesar da SDO orbitar a Terra a 6876 milhas por hora, e a Terra orbitar o Sol a 67062 milhas por hora.

Os cientistas estudam essas imagens para entender melhor o complexo sistema eletromagnético que causa o constante movimento no Sol, e pode até mesmo afetar os sistemas de comunicação na Terra. Flares e outros tipos de explosões como as chamadas Ejeções de Massa Coronal, podem algumas vezes, corromper os satélites de comunicação e até mesmo a rede elétrica na Terra. Além disso, estudar a nossa estrela mais próxima é uma maneira de aprender sobre as outras estrelas na galáxia. O Goddard Space Flight Center da NASA, em Greenbelt, Maryland, construiu, opera e gerencia a SDO para o Science Mission Directorate da NASA, em Washington.

Aprenda mais sobre o SDO em:

http://www.nasa.gov/sdo

http://sdo.gsfc.nasa.gov/

Baixe o vídeo em 4K:

https://svs.gsfc.nasa.gov/cgi-bin/details.cgi?aid=12144

========================================­­=============

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

========================================­­=============

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!