Enquanto você estava tranquilo na madrugada da última sexta-feira para sábado, descansando depois de uma semana estressante, saiba que tinha um grupo de astrônomos trabalhando de forma árdua e aguerrida para vigiar os nossos céus, e atento a qualquer novo objeto que pudesse nos ameaçar.

Estou falando do Observatório SONEAR em Oliveira, Minas Gerais, observatório mantido pelos astrônomos Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros e que já é uma referência mundial no que diz respeito a identificação de asteroides e de NEOs (Near Earth Objects), ou seja, são nossos olhos vigiando o céu.

O SONEAR já tem em seu currículo inúmeras descobertas entre elas os primeiros cometas “brasileiros”.

Na madrugada de sábado, dia 27 de Agosto de 2016, às 3:20, durante mais uma noite de observação o SONEAR descobriu um NEO, inicialmente denominado de S510921, que posteriormente recebeu o nome do Minor Planet Center, de 2016 QA2.

No momento da descoberta, o objeto estava a cerca de 685 mil km de distância da Terra, mas o mais impressionante, é que com os cálculos realizados, eles conseguiram prever que menos de 24 horas após a descoberta, no dia 27 de Agosto às 22:25, o asteroide iria passar a cerca de 86 mil km da Terra.

De acordo com os cálculos realizados, o asteroide tem cerca de 40 metros de diâmetro e sua órbita tem um período de 336 dias.

De acordo com Cristóvão Jacques, se esse objeto se chocasse com a Terra e se fosse metálico, ele criaria uma cratera um pouco menor que a famosa cratera do Arizona já se fosse rochoso causaria o dobro de estrago que o asteroide de Chelyabinsky causou em 2013.

Observar esse objeto não é fácil, sua magnitude é muito alta, acima de 10, além disso, como é um asteroide, é preciso saber exatamente onde eles estará para não perder sua passagem.

Esse é o vigésimo quarto asteroide descoberto pelo SONEAR além dos 4 cometas já descobertos pelos seus astrônomos.

Essa descoberta é muito importante, tanto que repercutiu em inúmeros sites e blogs especializados mundo afora.

É muito interessante podermos detectar um objeto que passa perto da Terra, menos de 24 horas antes da sua máxima aproximação.

As técnicas de observação estão melhorando, os equipamentos, os softwares usados para a detecção e isso é muito importante para a contínua vigília do céu.

Só temos a parabenizar toda a equipe do SONEAR por mais essa descoberta e continuem trabalhando firmes e fortes, o reconhecimento de todos nós é imensurável!!!

Referências:

Sonear

Hours after discovery, asteroid swept by

Near-Earth Asteroid 2016 QA2 extremely close encounter: an exceptional image and movie (28 Aug. 2016)

Agradecimento aos Patrões:

Marcelo Parraga, Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Marcos Silveira, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Gisele Guedes, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes, Marcos Annibale

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

Seja meu Patrão:

Apoio e apresentação:

A nova casa do SciCast

Science Vlogs Brasil:

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!