Pesquisadores conseguiram “desenrolar” e ler digitalmente um pergaminho hebraico tão antigo e danificado que não poderia ser tocado sem se desfazer. E chegaram a conclusão que o documento contém o texto bíblico mais antigo já encontrado desde os Manuscritos do Mar Morto.

Arqueólogos descobriram os restos do pergaminho em 1970, escavando a arca sagrada (o local da sinagoga onde ficam guardados seus escritos sagrados) de uma sinagoga na cidade judaica de En-Gedi, que foi completamente destruída pelo fogo por volta do ano 600 EC.

Em um processo minucioso, o pergaminho de En-Gedi foi escaneado e avaliado através de uma varredura 3D, que montou um modelo virtual do pergaminho aberto, chegando assim às letras e palavras. A análise revelou trechos do livro de Levítico, escrito com tinta sobre as folhas destruídas do pergaminho. A datação por radiocarbono revelou que o pergaminho data de aproximadamente 300 EC, tornando-o o mais antigo exemplar de um livro do Velho Testamento já encontrado na arca sagrada de uma sinagoga.

Os pesquisadores se animaram com os resultados e comemoram a descoberta, já que a reconstituição digital desse pergaminho abre caminho para a recuperação de outros documentos antigos que talvez possam estar “à beira do esquecimento”.

Fonte: ScienceNews