Imaginem então, quando se tem a colisão de duas galáxias, e os buracos negros supermassivos de cada uma delas se fundem num só, esse fenômeno extremamente extremo no universo geraria ondas gravitacionais.

A fusão entre as galáxias, nós sabemos que é algo comum no universo, porém a fusão de buracos negros supermassivos ainda não. Será que estamos olhando no momento certo?

Para tentar ajudar a responder essa e outras questões, um grupo de pesquisadores realizou a mais completa simulação computacional já feita até hoje sobre a fusão de buracos negros supermassivos.

E com essa simulação foi possível descobrir que a fusão dos buracos negros é algo que acontece cerca de 10 milhões de anos antes do que se pensava anteriormente.

Foram usados modelos de dois buracos negros supermassivos com massas equivalentes a 100 milhões de vezes a massa do Sol.

A simulação durou 1 ano, e foram feitos códigos inovadores, usadas abordagens inéditas e uma potência computacional monstruosa. Os supercomputadores usados foram separados e cada um ficou responsável por simular uma determinada fase da fusão e por fim o resultado era unificado.

Esse tipo de pesquisa é de suma importância, principalmente a partir de agora quando as investidas em detecção de ondas gravitacionais irão aumentar muito. Além disso, através desses modelos será, por exemplo, possível prever onde ocorreu essa fusão, que gerou ondas gravitacionais, então, apontar o eLISA e outros experimentos espaciais para essa região tentando confirmar ou não a presença das ondas gravitacionais.

Estamos engatinhando ainda na pesquisa e no entendimento das ondas gravitacionais, mas tenho certeza que logo, isso será algo tão comum, como falar hoje em fusão de galáxias, que a alguns anos atrás era algo que não se fazia nem ideia.

Fonte:

http://phys.org/news/2016-09-gravitational-million-years.html

Artigo:

https://arxiv.org/pdf/1604.00015v2.pdf