Há algumas semanas eu lembro de ter visto uma postagem do jovem nerd  ironizando um vídeo de um homem que dizia conseguir provar que a Terra era plana utilizando uma régua. Lembro de ter rido muito da postagem ao pensar que existiam pessoas em pleno século 21 que ainda acreditavam neste tipo de teoria da conspiração sem pé nem cabeça. Porém, é agora que a coisa fica mais interessante, aparentemente esta hipótese é muito mais forte do que eu poderia imaginar, sendo que existem páginas no facebook que tem o intuito de divulgar esta ideia (apesar de parecer brincadeira a página com maior visibilidade possui cerca de 30000 curtidas!).

Antes de ler o texto peço que você veja o vídeo em questão, o autor chegou a deletar o vídeo porém não contava que quando algo cai na net o esquecimento se torna algo impossível.

Se você já conseguiu parar de rir, por favor prossiga com o texto…

Acredito que as páginas ligadas a divulgação científica tem a finalidade de divulgar o método cientifico e os conhecimentos gerados a partir dele, dessa forma decidi fazer um post elencando alguns fatos que nos ajudam a provar que a Terra possui um formato esférico.

Barcos no horizonte

Uma das evidências que nos ajudam a provar que a Terra não é plana, são as embarcações sumindo no horizonte. Se a Terra fosse plana nós poderíamos ver os barcos sumindo no horizonte de forma “instântanea”, ou seja, veríamos os barcos se afastando cada vez mais da praia até o mesmo desaparecer instantaneamente no momento que a distância do barco até a praia superasse o nosso raio de visão, porém o que vemos na prática é que quando as embarcações vão se afastando do litoral, esse desaparecimento da embarcação acontece de maneira gradual, sendo que primeiro iremos ver o desaparecimento do casco e por último o desaparecimento do mastro como um todo. Pra quem duvida, basta ir para o porto munido de uma luneta e de muita paciência para que isto seja observado, caso você não tenha a possibilidade de fazer isso basta conferir esse vídeo para constatar este fato.

Sombra da Terra projetada na Lua

Outra evidência que podemos observar é a sombra que a Terra projeta na Lua durante os eclipses lunares. Durante o eclipse podemos observar que o nosso planetinha azul projeta uma sombra redonda na Lua desde o início do fenômeno até quando a Lua está totalmente ocultada. Aristarco de Samos, que foi um matemático grego que viveu de 310 a.c. até 230 a.c., chegou a utilizar esta evidência para afirmar que a Terra era redonda. Nesse vídeo é possível ver a sombra da Terra se projetando de maneira gradativa na Lua.

Esse outro vídeo mostra a mesma ideia porém com uma trilha sonora perfeita para a ocasião

Formato dos outros planetas

A gravidade faz com que grandes corpos celestes que possuem muita massa tenham um formato esférico. Quem tem um telescópio pode utiliza-lo para observar os outros planetas do nosso sistema solar, vendo assim que todos estes planetas possuem um formato esférico, ou seja, ou estamos no planeta mais hipster do universo que prefere não seguir essa modinha de formato esférico ou o nosso planeta se assemelha a todos os outros que podemos observar?

Posição das estrelas

Existem algumas estrelas que podemos observar no hemisfério sul que não podemos observar no hemisfério norte e também existem estrelas que podemos observar no hemisfério norte que não podemos observar no hemisfério sul. Se a Terra fosse plana nós poderíamos observar estas estrelas em ambos os hemisférios.

O nosso planeta possui um eixo de inclinação que pode ser visto a seguir

Eixo de inclinação da Terra

Eixo de inclinação da Terra

O eixo do hemisfério norte está apontado para a estrela Polaris, fazendo com que as pessoas situadas no hemisfério norte tenham a impressão de que todas as estrelas estão girando em torno da estrela Polaris. Enquanto o eixo do hemisfério sul está apontado para a estrela Polaris Australis, fazendo com que as pessoas do hemisfério sul tenham a impressão de que todas as estrelas estão girando em torno desta estrela. Em um planeta plano não veríamos estrelas diferentes como o “centro aparente” de rotação para todas as outras estrelas.

Estrela Polar e o movimento das estrelas "vizinhas"

Estrela Polar e o movimento das estrelas “vizinhas”

Imagens fotográficas e em vídeo

Para quem não se convenceu com as evidências citadas acima, nós temos diversos registros fotográficos e em vídeo que atestam o formato arredondado de nosso planeta.

Pode ser que para algumas pessoas este texto tenha se tornado maçante devido a obviedade do tema, porém devemos nos atentar que a população brasileira sofre de um grave analfabetismo científico e que vivemos em tempos em que as correntes das redes sociais aparentam imperar apesar de não apresentarem qualquer tipo de evidência. Para quem está achando que essas coisas só acontecem no Brasil, um rapper americano relativamente famoso afirmou que o nosso planeta era plano e que tudo não passava de uma incrível conspiração mundial (talvez essa conspiração tenha o objetivo de evitar a falência das empresas que fabricam globos terrestres). Nesse vídeo podemos ver o novo Carl Sagan… digo, onde o Neil deGrasse Tyson destrói os argumentos do rapper de forma bem humorada em um programa de TV.

Gostaria de encerrar o assunto fazendo às vezes de advogado do Diabo, o problema não é a pessoa em questão duvidar de alguma teoria científica consagrada e utilizar de experimentação para tentar provar o seu ponto, inclusive eu acredito que qualquer um que realize seus próprios experimentos a fim de provar algo está no caminho certo. O problema é que não basta possuir apenas o senso crítico, também devemos ir atrás de fontes teóricas para entender melhor o problema além de entender as limitações que nossos instrumentos de medição possuem. Feito isso, talvez nos perguntemos “não concordo que a Terra é esférica, porém será que uma régua de 30 cm colocada em paralelo com o horizonte pode captar uma curvatura tão suave como a que o nosso planeta apresentaria? Será que eu não deveria utilizar outra metodologia pra tentar derrubar este modelo que descreve a Terra como esférica?”

Caso vocês tenham curiosidade de olhar a página que é a expoente quando o assunto é Terra plana e que conta com, até o momento dessa postagem, cerca de 30.000 curtidas.

(apenas olhar porque se você falar algo nessa página que vá de encontro com a ideia da Terra plana você será banido)

Uma página que eu recomendo é a “detonando a Terra plana” que conta com excelentes postagens que rebatem todos os argumentos a favor da Terra plana. Não acho que podemos medir relevância de algo com base em curtidas em facebook, mas acho ridículo esta página ter menos curtidas que a anterior, logo não custa deixar uma curtida na página para dar o seu apoio

Recomendo fortemente que todos vejam estes vídeos  engraçadíssimos produzidos pela página “universo astronômico”

Detonando a terra plana com Neil Desgrasse Tyson [Parte 1] [Parte 2] [Parte 3]