Onde procurar vida no universo? Essa é uma pergunta que os astrônomos se fazem, praticamente diariamente.

Se a vida existir em algum exoplaneta, o óbvio seria começar procurando por ela naqueles que estão mais próximos da Terra.

Um desses sistemas planetários mais próximos e talvez promissor é o sistema localizado na estrela Wolf-1061.

Essa estrela está a cerca de 14 anos-luz de distância da Terra, é uma estrela anã do Tipo-M, apagada.

Nessa estrela os astrônomos identificaram três exoplanetas classificados como super-Terra, sendo que um deles, o Wolf-1061c está completamente inserido no interior da zona habitável da estrela.

Estando relativamente perto da Terra, a estrela permitiu um estudo que conseguiu caracterizar suas principais propriedades com bastante precisão.

A primeira propriedade, seu raios, é equivalente a 0.3207 do raio Solar, ou seja, tem 32% do tamanho do Sol.

O período de rotação da estrela é de 89.3 dias. A sua luminosidade é cerca de 1% da luminosidade do Sol, sua temperatura é de 3032 graus Celsius, e sua zona habitável se estende de 0.11 até 0.21 UA além da estrela.

Com todas as características da estrela definidas com precisão, os astrônomos podem começar a pensar no seu sistema planetário.

O Wolf-1061c localiza-se na borda inferior (mais perto da estrela), da zona habitável, isso o coloca numa posição semelhante à do planeta Vênus, bem mais quente que a Terra. Provavelmente esse planeta possua também uma atmosfera parecida com a de Vênus.

Outro ponto que é diferente da Terra, onde o clima muda de maneira lenta, por exemplo as eras glaciais, que acontecem com a lenta variação orbital da Terra.

Esse exoplaneta apresenta mudanças orbitais muito mais rápidas o que torna o clima ali algo caótico.

Mas e aí, a vida seria possível de acontecer no Wolf-1061c? Difícil dizer agora, é preciso uma caracterização melhor do planeta.

Isso será possível nos próximos anos, quando o James Webb estiver na ativa, pois ele será capaz de detectar a atmosfera desse exoplaneta e estudá-la em detalhes.

Atá lá ficamos somente no campo da especulação. O que vocês acham?

Fonte:

https://phys.org/news/2017-01-astronomers-life-wolf-exoplanet.html

https://www.sciencedaily.com/releases/2017/01/170119161546.htm

http://www.sci-news.com/astronomy/wolf-1061-planetary-system-04552.html

Artigo:

https://arxiv.org/pdf/1612.09324v2.pdf