Por que a Terra não perdeu a atmosfera como Marte?

Essa foi a pergunta mais feita ontem depois que eu publiquei o vídeo com os dados da MAVEN mostrando que Marte perdeu boa parte da sua atmosfera e consequentemente sua água devido a ação do vento solar.

Imediatamente veio a pergunta óbvia, se a Terra está mais perto do Sol, por que não aconteceu o mesmo com o nosso planeta?

A resposta direta é a seguinte, a Terra possui um campo geomagnético, que é gerado no interior do planeta pelo núcleo, num processo de dínamo que gera por sua vez correntes de convecção no núcleo externo, correntes essas que são guiadas pelo calor do núcleo interno do planeta. Esse processo cria correntes elétricas em circulação que por sua vez dão origem ao campo magnético da Terra.

Esse campo magnético protege o planeta Terra do vento solar e devido a interação das partículas carregadas do Sol com o campo magnético temos as belas auroras.

Aí a pergunta que surge imediatamente também é a seguinte, mas e MArte, ele não tem campo magnético?

E a resposta é sim e não. MArte tem um campo magnético remanescente, muito fraco, campo esse que já foi medido por algumas sondas, mas que é até chamado de mini campo magnético.

Na verdade MArte tinha um campo magnético, no passado ele existia e por isso que no passado, devido a uma atmosfera espessa, Marte tinha água em abundância em sua superfície.

Mas como ele perdeu o campo magnético?

Bem, para isso existem algumas teorias. Mas a mais aceita é que quando MArte tinha lá seus 500 milhões de anos, o Sistema Solar Interno não era um lugar muito tranquilo de se viver, era a época do Grande Bombardeio. Chuvas e mais chuvas de asteroides e de cometas castigaram o Planeta Vermelho.

Essa chuva de detritos foi tão intensa que esquentou o manto marciano, o manto marciano mantido aquecido não gerou o fluxo necessário para manter as correntes de convecção ativa e sem a corrente de convecção nada mais de campo magnético. Depois disso o núcleo de Marte esfriou e assim não conseguiu mais gerar o campo magnético necessário para manter a atmosfera espessa, a água na superfície do planeta e quem sabe a vida.

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================