Classificar os objetos existentes no Sistema Solar é algo necessário para que possamos entender como ele se formou, do que ele é composto e como ele evoluiu desde a sua formação. Porém essa classificação às vezes não é fácil de ser feita.


Quando falamos de Plutão então, tudo parece ficar mais complicado e classifica-lo é algo que os cientistas ainda estão aprendendo. Mas quanto a um critério todos concordam, ele com certeza é um corpo rochoso. Vamos entender porque?

Os objetos existentes no Sistema Solar são classificados normalmente em planetas terrestres, gigantes gasosos, cometas congelados e pequenos corpos rochosos como os asteroides. E Plutão, como podemos classificá-lo?

Graças aos dados e as imagens adquiridos pela sonda New Horizons da NASA durante seu sobrevoo por Plutão em Julho de 2015, os cientistas puderam confirmar que ele é sim, um planeta anão rochoso. Orbitando o Sol a uma distância equivalente entre 30 e 50 vezes a distância do Sol a Terra, Plutão mantém mais características composicionais mais parecidas com os planetas terrestres do que com os gigantes gasosos.

De fato, o sobrevoo da New Horizons provou que Plutão é somente um pouco menos rochoso do que os cientistas pensavam antes do encontro da sonda com o Planeta Anão. A superfície de Plutão é dominada por regiões de nitrogênio congelado, com uma mistura de metano e carbono.

Na sua estrutura geral Plutão é composto provavelmente por 70% de rocha e 30% de água congelada. O que faz com que ele se comporte como uma rocha na região gelada do Sistema Solar.

Internamente os cientistas suspeitam que Plutão tenha um núcleo rochoso, circundado por um manto de gelo de água com os gelos mais exóticos aparecendo somente na sua superfície. E isso faz com que Plutão seja classificado como um corpo rochoso.

Ainda temos 50% dos dados obtidos pela New Horizons para serem baixados e analisados, e certamente esses dados trarão ainda mais surpresas sobre esse misterioso corpo rochoso congelado localizado nos confins do Sistema Solar.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hrXwy2RQV2Q

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================