Está aí o que muita gente queria, a Juno começou a mandar as primeiras imagens do seu primeiro encontro com Júpiter, acontecido no último sábado, dia 27 de Agosto de 2016.

Nesse dia, a sonda passou a 4200 quilômetros acima das nuvens de Júpiter, e durante as seis horas de sobrevoo pelo planeta a sonda adquiriu seis megabytes de dados que levaram um dia e meio para serem baixados da sonda.

Só para lembrar, a sonda Juno tem uma órbita polar, ou seja, passa sobre os polos de Júpiter. E é isso que as primeiras imagens mostram.

O polo norte de Júpiter, possui uma grande quantidade de sistemas parecidos com tempestades, mas não apresenta o bandamento encontrado no resto do planeta.

Na verdade essa região pouco se parece com o resto de Júpiter. O polo norte é mais azulado do que o resto e algumas sombras podem ser observadas, concluindo-se que as nuvens estão numa altura mais elevada do que as demais feições.

Não foi notado nenhum sistema como a tempestade hexagonal de Saturno, por exemplo, mostrando que Júpiter é um planeta único mesmo.

Além da JunoCam, todos os outros 8 instrumentos da Juno estavam ligados e coletando informações.

O JIRAM que estuda o planeta no infravermelho conseguiu registrar pontos mais quentes nos polos, que nunca haviam sido vistos antes, além de mostrar algo inédito, uma aurora no polo sul de Júpiter, algo que nunca havia sido visto por nenhum outro instrumento.

Entre os dados mais impressionantes coletados estão os sons capturados pelo instrumento WAVES, sons esses emanados de uma região acima do planeta. Essas emissões de rádio, são conhecidas desde a década de 1950, mas só agora poderão ser estudadas em detalhe.

Essas emissões são as mais fortes do tipo em todo o Sistema Solar e agora poderão ser entendidas em toda a sua complexidade.

Enfim, essa foi só a primeira passagem da sonda Juno perto de Júpiter, restam outras 36 passagens que certamente continuarão revelando os segredos do gigante gasoso.

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/jpl/jupiter-s-north-pole-unlike-anything-encountered-in-solar-system

Agradecimento aos Patrões:

Marcelo Parraga, Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Marcos Silveira, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Gisele Guedes, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes, Marcos Annibale

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

http://www.agenciamarcospontes.com.br

http://www.agenciamarcospontes.com.br/visita-observatorios-telescopios-eso-atacama-viagem.php

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================