No universo de Star Wars, podemos encontrar os mais variados tipos de planetas.

Planeta congelado, coberto por água, desértico, com dois sóis e cobertos por florestas.

Hoje nós já temos mais de 3400 exoplanetas confirmados, será que podemos encontrar nesses exoplanetas, alguns parecidos com os mundos de Star Wars?

Observar a superfície de um exoplaneta ainda não é possível, porém, através de técnicas avançadas de simulação computacional, os cientistas podem nos levar para uma viagem por esses mundos.

Vamos começar por um dos mais famosos planetas de Star Wars, Tatooine, o planeta com dois sóis. Essa situação no universo, os cientistas já sabem que é bem comum, muitas estrelas são binárias e muitas delas podem ter planetas. Um bom exemplo desse tipo de planeta é o Kepler-16b, do tamanho do planeta Saturno, localizado a 200 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Cygnus e foi descoberto pelo telescópio espacial Kepler.

O segundo que podemos analisar é o mundo desértico de Jakku e o de Jedah. Mundos desérticos não são difíceis de serem encontrados, e temos um aqui do nosso lado. Isso mesmo, um bom exemplo para um undo parecido com Jakku é o planeta Marte. Totalmente árido e pode ser frio como Jedha, ou quente como Jakku. Uma coisa é certa, mundos desérticos são muito comuns na nossa galáxia.

Outra classe interessante de planetas, são os planetas congelados como Hoth. Os cientistas descobriram um exoplaneta assim na nossa galáxia, uma super-Terra congelada que foi descoberta em 2006. O exoplaneta é chamado de OGLE 2005-BLG-390L. Além disso, no nosso próprio Sistema Solar, mundos congelados chamam a nossa atenção, como Encélado e Europa.

A água parece ser um elemento importante não só na realidade mas também na ficção. Na realidade, o planeta mais importante de ser estudado é a Terra, o único planeta com vida, e a tendo essa vida começado na água, daí a importância desse elemento. Nós ainda não descobrimos exoplanetas como Kamino e Scarif, mas novamente as luas Encélado e Europa chamam a atenção pois abrigam oceanos globais em subsuperfície.

Os planetas de Endor e Takodana, são mundos verdes parecidos com a Terra, porém os astrobiólogos alertam para o fato de que um exoplaneta pode até ter vegetação, mas essa vegetação não necessariamente será verde, ela pode ser vermelha, preta, ou até mesmo ser um arco-íris. Por exemplo, Proxima b, que de acordo com as especulações poderia ter uma coloração roxa.

Embora a miríade de planetas seja semelhante na ficção e na realidade, uma coisa que a ficção está anos-luz na frente é com relação à vida, cada planeta tem seu tipo de ser inteligente.

Isso ainda não conseguimos, porém os próximos anos serão decisivos para isso, já que missões como Telescópio Espacial James Webb e o TESS serão lançadas com o objetivo de caracterizar a atmosfera desses exoplanetas e quem sabe encontrar algum onde a vida pudesse proliferar.

Enquanto isso, aproveitem o mais novo filme da saga, Rogue One!!!