Dez anos atrás a NASA lançava as duas naves gêmeas da missão STEREO (Solar and Terrestrial Relations Observatory). As naves dessa missão já presentearam os pesquisadores com uma grande quantidade de dados, incluindo a primeira visão simultânea do Sol como um todo.

Os dois observatórios STEREO, chamados de STEREO-A e STEREO-B, para Ahead e Behind, respectivamente, foram enviados da Terra em direções opostas. Usando a assistência gravitacional, tanto da Terra como da Lua, as sondas foram aceleradas até a velocidade de escape da Terra.

A STEREO-A foi inserida numa órbita levemente menor, e mais rápida, já a STEREO-B foi colocada numa órbita um pouco maior e mais lenta.

As mudanças que ocorrem no Sol, como as erupções e CMEs, afetam a Terra, os outros planetas e todo o espaço do Sistema Solar, e por isso essas mudanças são chamadas de clima espacial. Na Terra, especificamente, o clima espacial se manifesta como auroras, ou em casos extremos com a queda do sinal de satélites e das redes de energia.

O grande problema de estudar o clima espacial da Terra, é que só temos a visão do lado do Sol que está virado para nós, o que está acontecendo no lado que está oculto para nós era até então um mistério.

E essa é a missão da STEREO, observar o Sol e o ambiente espacial ao seu redor de um ponto privilegiado , longe da Terra, de modo que possa ver nossa estrela como um todo, as duas sondas fazem imagens simultâneas, e assim temos o Sol observado na parte da frente e na parte de trás.

Isso ajuda muito os cientistas a observarem como as tempestades solares evoluem com o tempo, e dependendo da separação das naves, é possível observar o efeito das tempestades no espaço ao redor.

Entre os grandes feitos da missão STEREO está a observação e o estudo da poderosa CME de 2012 que só não foi desastrosas pois não estava apontada para a Terra.

A missão STEREO ajuda e muito os cientistas a validarem os modelos que eles desenvolveram sobre as CMEs e outros efeitos no clima espacial.

As sondas trabalharam bem por 8 anos, lembrando que a missão primária era de 2 anos. A STEREO-A continua trabalhando, coletando dados, sem problemas, mas a STEREO-B apresentou problemas em Outubro de 2014 e desde então o contato com a nave não tem sido muito constante. Mas os cientistas continuam tentando reestabelecer o contato com ela.

Enquanto isso, a STEREO-A esteve silenciosa por quase 4 meses devido ao fato de estar em conjunção superior, e esse arranjo geométrico prejudica a comunicação entre a Terra e a sonda, mas já voltou a enviar dados e continua funcionando normalmente.

A missão STEREO, junto com a SOHO, e a SDO são fundamentais para que possamos entender de forma completa o objeto mais importante do Sistema Solar, e crucial para a vida, o Sol.

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/goddard/2016/stereo-10-years-of-revolutionary-solar-views