Vocês conhecem o meteorito Gancedo?

Não? Então esse é o segundo maior meteorito conhecido na Terra e é Argentino.

O meteorito foi descoberto no dia 10 de Setembro de 2016 na cidade de Gancedo a 1085 km de Buenos Aires na parte norte da Argentina.

Ainda não foi feita nenhuma medição precisa do meteorito, mas acredita-se que ele tenha mais de 30 toneladas.

O meteorito caiu na Terra a cerca de 4000 anos atrás, durante uma chuva de meteoros e vários meteoritos já foram encontrados na região da Argentina, localizada entre as províncias de Chaco e Santiado del Estero.

A região é conhecida como Campo Del Cielo, e muitos turistas já chegaram a roubar meteoritos dessa região.

O asteroide original que deu origem a esse meteorito, estima-se tinha cerca de 800 toneladas e vivia tranquilamente no Cinturão de Asteroides entre Marte e Júpiter, até que se desgarrou e veio de encontro à Terra.

O Meteorito Gancedo é o segundo maior meteorito do mundo, só perde para o Meteorito Hoba encontrado na Namíbia em 1920 por um fazendeiro e que caiu na Terra a 80 mil anos atrás.

O Meteorito Hoba continua no local onde caiu, pois ele é muito grande para ser removido.

Outro meteorito encontrado na mesma região da Argentina pesou 2.8 toneladas, significando que a Argentina tem 2 dos maiores meteoritos do mundo.

Fontes:

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3787510/Giant-30-tonne-meteorite-discovered-Argentina-second-heaviest-found.html

http://www.sciencealert.com/giant-meteor-has-just-been-discovered-in-argentina