O universo em grande escala é algo realmente grandioso.

Se começarmos a pensar em escala, você tem a sua casa, depois a sua rua, o seu bairro, a sua cidade, o seu estado, o seu país, o seu continente, o seu hemisfério, o seu planeta. O nosso planeta está no Sistema Solar, o nosso Sistema Solar na Via Láctea, a nossa galáxia por sua vez está no aglomerado de galáxias chamado Grupo Local, que por fim, se encontra no chamado Super Aglomerado de Laniakea. Esse na verdade seria o seu endereço completo.

Falei tudo isso só para dizer que os super aglomerados de galáxias, são talvez, as maiores estruturas do universo, são vastas coleções de galáxias, que não estão isolados, mas sim conectados com grandes concentrações de galáxias formando verdadeiras paredes de galáxias que circundam grandes vazios da teia cósmica.

Os superaglomerados de galáxias, não são necessariamente grandes, mas sim massivos, com um poderosa força gravitacional. Na verdade são as estruturas mais massivas conhecidas no universo.

O maior superaglomerado de galáxias conhecido no chamado universo próximo, localizado a cerca de 650 milhões de anos-luz de distância é o Superaglomerado Shapley.

No mês de Novembro de 2016, uma equipe de astrônomos apresentou a descoberta de um novo superaglomerado de galáxias, conhecido como Superaglomerado de Vela, ele pode ser tão massivo quanto o Shpaley e está a cerca de 800 milhões de anos-luz de distância.

Alguém pode parar e pensar, como uma estrutura dessa não tinha sido descoberta antes? Aí que está a magia dessa pesquisa, esse superaglomerado não foi notado antes, pois ele está localizado atrás do plano da Via Láctea, um local onde a poeira e as estrelas tampam completamente a visão das estruturas que estão no fundo.

Para descobrir esse superaglomerado os astrônomos fizeram inúmeras observações de de muitas galáxias e descobriram que oito novos aglomerados residem dentro da área de Vela.

Posteriormente, medidas de desvio para o vermelho mostraram que todos esses aglomerados pertenciam a uma estrutura ainda maior.

Novas observações ainda serão feitas para caracterizar melhor o superaglomerado, mas essa descoberta mostrou como aplicar técnicas inovadoras de observação e de análise de dados para descobrir uma estrutura gigantesca, escondida na nossa vizinhança.

E assim a cada dia que passa vamos conhecendo melhor o universo onde vivemos, ou não…

Fonte:

http://earthsky.org/space/discover-major-vela-supercluster-nov-2016