Todos nós admiramos o Telescópio Espacial Hubble, certo? São quase 26 anos prestando um serviço magnífico para a astronomia. Mas qual é o seu futuro, o que vem depois, qual a próxima descoberta?

Para tentar encontrar essa resposta foram entrevistados nos últimos dois anos, pesquisadores, astrônomos, astrofísicos e cientistas para se saber o que eles esperam do telescópio no futuro.

Todos eles são pragmáticos em dizer que, daqui a 20, 30, 50 anos, o Hubble sempre será lembrado como o Telescópio Espacial que transformou a visão que nós temos do universo. Disso todos são seguros, por isso o mais interessante as vezes é discutir o que vem depois, qual será a próxima grande descoberta e como o Hubble está preparando o caminho para o James Webb.

O Hubble teve um grande impacto sobre o que conhecemos do universo hoje, além de nos dizer a idade do universo e nos mostrar como eram as primeiras galáxias do nosso universo. Soma-se a tudo isso, o fato do Hubble ter ajudado no engajamento de muitas pessoas ao redor do mundo graças às lindas imagens que ele faz. Por conta de tudo isso, ele é considerado como sendo o telescópio mais produtivo da história.

Hoje, vamos falar de dois campos da astronomia que o Hubble ainda tem muito a contribuir.

O primeiro é o dos exoplanetas. O primeiro exoplaneta praticamente foi descoberto junto com o lançamento do Hubble para o espaço, desde então, não é novidade para ninguém que uma quantidade imensa de exoplanetas já foram confirmados, quase 2000 e existem pelo menos uns 5000 candidatos.

Existem telescópios hoje que são dedicados ao estudo e detecção dos exoplanetas, porém, o Hubble pode ajudar muito nesse estudo. Depois de identificado, o Hubble pode entrar na brincadeira para ajudar a caracterizar da melhor forma possível o exoplaneta, sua atmosfera, sua composição, entre outras características.

A capacidade espectral do Hubble hoje é magnífica e ele pode ajudar a responder várias perguntas importantes sobre esse ramos fascinante da astronomia.

O outro campo da astronomia que o Hubble ainda tem muito a contribuir é no estudo do universo profundo, e quando eu digo profundo, é profundo de verdade.

Todo mundo conhece as imagens do campo profundo do Hubble, são imagens espetaculares que mostram milhares de galáxias num pequeno pedaço do céu.

Mas o Hubble pode olhar bem mais fundo, e nem precisa ser diretamente. Para isso ele pode usar um telescópio digamos que, natural, as chamadas lentes gravitacionais.

Com essas lentes, é possível ampliar imagens de galáxias muito distantes que estão exatamente atrás de grande aglomerados de galáxias.

Assim, o Hubble pode enxergar, praticamente o início do universo, e além disso traçar uma linda do tempo da evolução das galáxias, mostrando como elas podem se desenvolver, o que é crucial para o entendimento da evolução do universo como um todo.

Nesse campo, ainda existe muita lenha para ser queimada pelo Hubble.

Na verdade, o Hubble como um todo ainda pode queimar muito mais lenha e seu trabalho está longe de acabar.

Milhares de astrônomos ainda submetem seus trabalhos e seus projetos de observação para usar o Hubble, existe cerca de 10 vezes mais trabalhos inscritos do que a própria capacidade do telescópio.

O mais interessante de tudo isso, é que apesar do Hubble não ter mais missão de serviço, os astrônomos encontraram novas maneiras de usar o Hubble. Muitos concordam que estamos apenas arranhando a superfície das grandes descobertas seja com exoplanetas, seja no universo profundo ou em qualquer outra área da astronomia.

Vida longa ao Hubble.

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================