Nunca tínhamos visto Júpiter tão de perto assim. A sonda Juno  da NASA voou mais perto do planeta gigante do que qualquer outra nave, revelando imagens impressionantes e coletando informações detalhadas.

A missão foi lançada há cinco anos e já viajou 1,8 bilhões de milhas (aproximadamente 2,9 bilhões de km) da Terra apenas para atingir a órbita de Júpiter. Em seu melhor momento, Juno voou cerca de 2.600 milhas (aprox. 4.200 km) acima de Júpiter, mais perto do que qualquer outra nave já voou do perigoso planeta. A façanha foi extremamente difícil de coordenar.

Júpiter

Imagem: NASA

A ousada missão Juno foi ainda mais complicada devido aos cinturões de radiação de Júpiter. A sonda é carregada com um conjunto de instrumentos usados pelos cientistas para medir os diferentes elementos do planeta. Os instrumentos podem ser utilizados para medir a composição de Júpiter, a gravidade, o campo magnético e a fonte de seus ventos de 384 milhas por hora (618 km/h).

Os instrumentos da sonda tiveram que ser desligados quando ela entrou pela primeira vez na orbita de Júpiter, no dia 04 de julho, para evitar as complicações causadas pelos cinturões de radiação do planeta. Juno completou apenas um dos 36 voos rasantes que estão programados.

A NASA planeja lançar fotos ainda mais detalhadas dos pólos norte e sul de Júpiter. Dado a enorme distância entre Júpiter e a Terra, vai demorar dias para as imagens serem transferidas para o controle da missão. Cientistas de todo o mundo estão ansiosos para ver o que a nave espacial enviou.

Modelos de Galileo, Juno e Júpiter feitos em Lego

Modelos de Galileo, Juno e Júpiter feitos em Lego

Há também uma carga incomum a bordo da sonda. Modelos de Lego de Galileo Galilei, da deusa Juno e de Júpiter, seu marido, foram incluídos dentro da nave espacial juntamente com uma placa dedicada a Galileu. Infelizmente, as figuras de Lego podem não voltar nunca mais para casa.