Você que é estudante de Computação e/ou trabalha com Deep Learning e descoberta de padrões e fica se perguntando em como aplicar esse conhecimento em algo mais palpável que vá além de focar em estudos acadêmicos e conjunto de testes já defasados fique ligado nessa dica que darei aqui.

Nos últimos meses acompanhei alguns alunos no desenvolvimento de um projeto de pesquisa, que utilizou Redes Neurais Convolucionarias, programada na linguagem Python, para a descoberta de padrões em imagens. O projeto tinha como objetivo desenvolver um modelo para esse desafio: Airbus Ship Detection Challenge. Resumido como “encontrar navios em imagens de satélite o mais rápido possível”. E tinha como recompensa $60.000.

Foi uma experiência muito promissora, o projeto demorou em torno de 4 meses para ser desenvolvido, pois os estudantes tiveram que pesquisar e entender sobre Redes Neurais Convolucionarias para, após isso, implementar a sua solução. E, apesar de não termos conseguido o grande premio, foi bastante interessante e empolgante para os alunos trabalharem nesse desafio.

O site em si possui diversas competições e podem ser acessadas aqui.

Achei interessante compartilhar com vocês pois é mais uma forma de incentivar a pesquisa para os nossos estudantes. Não necessariamente por concorrer ao dinheiro, o site por exemplo, possui mais aplicações em competições que não possuem uma premiação, mas sim como uma possibilidade de aplicar seus conhecimentos e a sua pesquisa poder ser utilizada de diversas maneiras diferentes.

Para você que não conhece o que é Deep Learning ou Machine Learning recomendo o SciCast #253: Machine Learning, e os textos aqui do deviante Precisamos falar sobre Deep Learning e Por dentro da Deep Learning.

Sabem outra opção – mais que interessante – que está aí, batendo à porta? A #CPBR12!! A Campus Party de 2019 vai rolar de 12 a 17 de fevereiro no Expo Center Norte, em São Paulo, e receberá mais de 900 palestrantes! São mais de 1000 horas de programação. Dentre elas, workshops sobre Machine Learning:

13/02/19 – Gabriel Ghellere mostra o passo-a-passo da construção de um bot que automatiza compra e venda de criptomoeda, e vai desenvolver um algoritmo baseado em Deep Learning. O workshop ocorre de 18h a 19:45.

13/02/19 – Thaissa Sanches discute as vertentes e aplicações de inteligência artificial, machine learning, deep learning. O workshop ocorre de 11h a 12:45.

14/02/19 – Carla Vieira mostra como Machine Learning vem mudando o mercado. Passa por todas as etapas, desde mineração de dados até o pós-processamento e visualização dos resultados. O workshop ocorre de 15h a 16:30.

Além de workshops, a #CPBR12 traz a oportunidade de ouvir palestrantes internacionais, fazer networking, programar, participar de hackathons. Você ainda pode esbarrar com Scicasters pelo evento! E aí? Já comprou seu ingresso?