Na era 32/64 bits, a Nintendo optou por seguir lançando seus games em cartuchos, porém isso acabou sendo prejudicial para a empresa, já que diversas desenvolvedoras escolheram mudar de plataforma e lançar seus games usando a maior capacidade de armazenamento presente no CD. Na geração seguinte, a Nintendo decidiu seguir o mercado e com isso o GameCube foi o primeiro console da Nintendo a usar discos ópticos como meio de armazenamento principal. 

Embora tenha tido uma biblioteca de jogos impressionante, houve alguns títulos que foram exclusivos do console e nunca foram lançados em outras plataformas, Eternal Darkness: Sanity’s Requiem é um deles, e sobre ele falaremos hoje. Então prepare-se e não enlouqueça, pois testaremos sua sanidade, falando sobre a saúde mental e Eternal Darkness.

Desenvolvido pela Silicon Knights e lançado em 2002. É frequentemente lembrado por sua atmosfera sombria, narrativa envolvente e uma mecânica única que afeta a sanidade do jogador. 

A história de Eternal Darkness gira em torno de Alexandra Roivas, uma jovem que investiga o assassinato brutal de seu avô em sua mansão ancestral. Conforme ela explora a mansão e descobre os segredos sombrios de sua família (revivendo a vida de seus antepassados), ela é levada a um mundo de magia, antigos deuses e horrores inimagináveis.

Imagem 1: A personagem principal, Alexandra Roivas. A imagem mostra uma mulher jovem, com cabelos loiros e vestida com roupas de cores escuras.

Uma das características que mais chamam a atenção em Eternal Darkness é o sistema de “sanidade”. Conforme o jogador enfrenta os inimigos e testemunha eventos perturbadores, a barra de sanidade de seu personagem diminui. Isso leva a efeitos psicológicos perturbadores, como alucinações, mudanças na jogabilidade e quebras da quarta parede, onde o jogo parece afetar diretamente o jogador, como simular a exclusão de dados de salvamento ou ajustar o volume da TV. Esse aspecto inovador contribuiu para a atmosfera única e a tensão psicológica do jogo.

Gif 1: Algumas alucinações podem até mesmo mostrar acidentes ao se recarregar a arma. No gif vemos um homem em um corredor recarregando uma arma quando a mesma dispara acidentalmente, matando o personagem.

Interessante é que se a barra de sanidade zera, a barra de vida do personagem começa a baixar, fazendo um paralelo com a vida real, onde nossa saúde mental pode acabar afetando diretamente nossa saúde física. Vamos então entender um pouco mais sobre saúde mental.

Imagem 2: É importantíssimo termos um equilíbrio entre a nossa saúde mental e física. A imagem mostra o desenho de um coração e de um cérebro em cima de uma balança, os dois equilibrados.

De maneira geral, a saúde mental refere-se ao estado geral do bem-estar psicológico de uma pessoa. Ela envolve a capacidade de lidar com o estresse, de manter relacionamentos saudáveis, de tomar decisões e de enfrentar desafios emocionais.  

Bem-estar emocional, resiliência, relações saudáveis e autoestima são aspectos importantes que podem afetar a nossa saúde mental. Porém situações extremas, como as vividas em um cenário de guerra, também podem gravemente afetar nossa mente. No game, passamos por vários momentos assim, em que vivenciamos situações extremas que abalam os personagens e afetam sua saúde mental/sanidade.

Imagem 3: Situações estressantes causam confusões nas funções do nosso cérebro. A imagem mostra o desenho de dois cérebros, no primeiro, diversas setas apontam para o mesmo lado e representam o controle de emoções e pensamentos, no outro, temos várias setas apontando para vários lugares, demonstrando descontrole de emoções e pensamentos.

Os personagens também encontram criaturas que estão além da compreensão humana. É aqui que o jogo mergulha profundamente na mitologia Lovecraftiana, apresentando seres cósmicos, como os Antigos.  

O escritor H.P. Lovecraft dizia que “A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido”. Suas histórias de terror mostravam personagens encontrando horrores além da compreensão, resultando na perda da sanidade pelos protagonistas. A insanidade é presente tanto no game, como nas histórias de Lovecraft e na vida real. Mas o que é insanidade?

Imagem 4: O RPG Call of Cthulhu tem uma mecânica própria que leva em conta, durante as ações, o quanto de sanidade o personagem possui. A imagem mostra um homem branco apontando um revolver para a própria cabeça, frente a um emaranhando de tentáculos verdes e sombrios.

Insanidade é um termo que se refere a uma condição mental em que uma pessoa apresenta uma série de sintomas e comportamentos que afetam significativamente sua capacidade de pensar, sentir, se comportar e interagir com os outros de maneira considerada normal pela sociedade. A insanidade é um conceito complexo e pode ser compreendida de diferentes maneiras, dependendo do contexto legal, médico e cultural. 

No contexto médico e psicológico, a insanidade geralmente se refere a transtornos mentais graves, como esquizofrenia, transtorno bipolar ou transtorno de personalidade antissocial, que causam alterações profundas na percepção, no pensamento e no comportamento de uma pessoa. Esses transtornos muitas vezes requerem tratamento médico ou psicoterapia para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do indivíduo afetado. O game, de certa maneira, também faz um paralelo com os tratamentos aplicados na vida real.  

Às vezes, em sessões de psicoterapia, o psicólogo leva o paciente a enfrentar seus problemas, tratando a causa raiz daquilo que abalou sua saúde mental. No game, fazemos algo parecido. Ao enfrentarmos e derrotarmos inimigos, recuperamos uma parte da nossa barra de sanidade, já que de certa maneira, o personagem entendeu melhor aquilo que estava causando o transtorno, verificando que, apesar de ser um inimigo fora da compreensão, o mesmo pode ser derrotado.

Imagem 5: Sessões de terapia são de grande ajuda para passarmos por momentos difíceis em nossas vidas. Na imagem vemos o desenho de um homem sentado em um divã conversando com uma psicóloga que toma anotações durante a sessão.

No game, ainda existem itens que recuperam a barra de sanidade. Aqui podemos fazer outro paralelo com a vida real, já que em alguns tratamentos de transtornos mentais, além de sessões de psicoterapia, há o complemento com medicamentos, estes, receitados por um psiquiatra.  

Vale lembrar que magias também estão presentes no game. Através de runas, os personagens podem causar danos nos inimigos, criar barreiras de proteção ou até mesmo recuperar a sanidade. Isso acaba ficando relegado ao universo do game, já que em nosso mundo esses seriam tratamentos considerados “alternativos”, pois não possuem comprovação científica.

Imagem 6. No game, as runas são essenciais para a criação de novas magias. Na imagem vemos a personagem Alexandra no meio de um circulo formado por runas na cor verde.

Quase chegando ao fim e como estamos falando sobre saúde mental, é interessante diferenciarmos transtorno e doença mental. 

Transtorno se refere a um conceito mais amplo de diagnóstico, já doença mental tem causas, um padrão de sintomas e medidas terapêuticas padronizadas. Quando tratamos de transtorno, estamos nos referindo a uma trajetória de diagnóstico que varia de pessoa para pessoa e com diversas formas de tratar. 

Por fim, é importante lembrar que a saúde mental é uma parte essencial da saúde como um todo e não deve ser negligenciada. Todos enfrentamos desafios emocionais em algum momento da vida, e buscar apoio quando necessário é um sinal de força, não de fraqueza.

Se você ou alguém que você conheça está enfrentando dificuldades relacionadas à saúde mental, é importante procurar ajuda profissional e apoio emocional. Há muitos recursos disponíveis para ajudar a promover o bem-estar mental e superar desafios emocionais.

Imagem 7. Se você está passando por dificuldade, não tenha vergonha e procure ajuda. As vezes, precisamos de alguém de fora para nos mostrar a solução. Na imagem vemos o desenho de uma mulher sentada, com uma expressão de transtorno e acima de sua cabeça, diversos desenhos e emojis caracterizando problemas e aflições.

Já sobre Eternal Darkness, embora o jogo tenha sido aclamado pela crítica e tenha adquirido um status cult ao longo dos anos, não teve um grande sucesso comercial em seu lançamento inicial, possivelmente devido ao fato de ser exclusivo para o GameCube. No entanto, sua influência no gênero de terror e sua abordagem inovadora da narrativa e da mecânica de jogo o tornam um título memorável. Muitos fãs mantêm viva a esperança de que um dia possamos ver um retorno da série ou uma remasterização para que uma nova geração de jogadores possa experimentar o horror e a insanidade de Eternal Darkness: Sanity’s Requiem. 

E você, conhecia o game? Já jogou? Fico no aguardo dos comentários. Até a próxima.  

Fontes: Wikipédia, Eternal Darkness Wiki, Salute Care, Saúde Mental Einstein, Profissão Biotec, Hospital Santa Mônica, Ciências Médicas Instituição Feluma e Vida Saudável