É muito interessante estudar a Via Láctea, temos coisas fascinantes por aqui, como estrelas supermassivas, buracos negros, planetas de diamante, sistemas estelares absurdamente grandes, bebes gigantes, e muito mais.

Mas, temos literalmente todo um universo para explorar além da nossa galáxia. Por estamos dentro dela (ui!), muita poeira e gás estão tampando visão para o que há lá fora.

É aí que o rádio telescópio australiano entra em ação. Já famoso por ajudar com os pousos na Lua, foi usado agora para espiar através da Via Láctea e descobrir 883 galáxias que até onde se sabe nunca foram observadas antes.

Arte conceitual das galáxias escondidas Crédito: ICRAR

Esta nova descoberta pode nos ajudar a entender algo chamado “Grande Atrator”, trata-se de uma anomalia gravitacional cuja gravidade puxa a Via Láctea e milhares de outras galáxias com uma força equivalente a um milhão de bilhões de sóis.

Para quem ficou curioso em como funciona um rádio telescópio, é bem simples de entender. Enquanto um telescópio comum observa a luz visível, o rádio telescópio “vê” ondas de rádio (dah), geralmente através de uma enorme antena parabólica.

O radiotelescópio de 26 metros no Observatório Mount Pleasant, Tasmânia, Austrália. Crédito: Noodle snacks

Será dá pra assistir tv enquanto chove com essa parabólica? – Radiotelescópio de 26 metros no Observatório Mount Pleasant, Tasmânia, Austrália. Crédito: Noodle snacks

Muitos corpos celestes produzem radiações de radiofrequência e por isso são mais “visíveis” em ondas de rádio.

Fontes