A Via Láctea é uma galáxia espiral que contém bilhões de estrelas, com o nosso Sol a cerca de 26000 anos-luz de distância do centro.
Medindo a distribuição das estrelas ao redor do disco galáctico os astrônomos podem entender como a galáxia se formou e como ela evoluiu.

Entre as estrelas, as chamadas Cefeidas, são ideais para isso. Elas são estrelas muito jovens e pulsam com um ciclo regular.
O ciclo pode ser relacionado com a luminosidade, e comparando o brilho real da estrela com o brilho com a qual ela vista da Terra pode dar uma boa estimativa da distância.
Normalmente as galáxias apresentam uma grande quantidade dessas estrelas, e pensando nisso, um grupo de astrônomos partiu em busca de novas estrelas Cefeidas na nossa galáxia.
A pesquisa ajudou na descobertas de algumas poucas Cefeidas, o que intrigou os astrônomos e mostrou que boa parte da nossa galáxia é deserta com relação a esse tipo de estrela.
A implicação direta disso é que na Via Láctea existe muito pouca formação de estrelas.
Porém, com as poucas Cefeidas recém-encontradas os astrônomos estão conseguindo entender melhor a formação e a evolução da Via Láctea. Analisando o movimento das estrelas e a composição química delas.
As Cefeidas são usadas classicamente para medir com precisão grandes distâncias no universo, mas esse trabalho mostra que essas estrelas podem ser usadas também para se verificar a estrutura da Via Láctea.
 Artigo:
Agradecimento aos Patrões:
 Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes
=====================================================
Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:
Seja meu Patrão:
Apoio e apresentação:
A nova casa do SciCast
Science Vlogs Brasil:
Meus contatos:
Obrigado pela audiência e boa diversão!!!