Cientistas observavam casualmente o céu estrelado com seus “modestos” telescópios, quando perceberam um planeta errante vagando a esmo pela galáxia, pelo que parecia, ele não orbitava uma estrela, (tecnicamente ele nem poderia ser considerado um planeta sem ter uma estrela). Acontece que o planeta tem sim uma estrela, ela só está um pouquinho longe.

Este planeta chamado “2MASS J2126-8140” está há cerca de 1 trilhão de quilômetros da sua estrela. Para colocarmos isso em escala, vamos medir em unidades astronômicas, uma unidade astronômica é a distancia média entre a terra e o sol, Plutão em seu ponto mais distante do Sol está a 49 Unidades Astronômicas, este planeta encontrado está a 6,900 Unidades Astronômicas da sua estrela, é meu caro isso é muito longe. Ele está tão distante que leva quase 1 milhão de anos terrestres para que ele possa dar uma volta completa em sua estrela.

Arte conceitual do planeta “2MASS J2126-8140”

Os cientistas acreditam que esse sistema tenha nascido em torno de 10 a 45 milhões de anos atrás, ele é bem recente considerando que o nosso sistema foi formado há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Se esse sistema fosse mais antigo, a sua orbita provavelmente já teria sido interrompida por alguma estrela próxima.

Para terminar, deixo as palavras de uma grande pensadora contemporânea a respeito do universo.

“O universo é uma grande mesa de bilhar”

Moretto, Nilce

Fonte.

Popular Science

Wikipédia