As supernovas, ou seja, a explosão de uma estrela que acontece quando ela chega no final da sua vida e consome todo o seu combustível, são verdadeiras fábricas de elementos químicos no universo.

Um desses elementos que são gerados nas supernovas é o conhecido Ferro-60, um isótopo do elemento Ferro e que tem uma meia vida de 2.62 milhões.

Nas últimas semanas trabalhos independentes e distintos foram divulgados falando sobre supernovas e sobre o Ferro-60. Mas como eles estariam relacionados?

Um grupo de pesquisadores, fez uma pesquisa no assoalho oceânico dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico e encontrou em amostras quantidades de Ferro-60, que de acordo com o cálculo deles foi concentrado num período entre 3.2 e 1.7 milhões de anos atrás.

Como o Ferro-60 foi gerado por uma supernova, os cientistas fizeram um trabalho inverso e descobriram que a explosão de supernova que gerou esse elemento descoberto, aconteceu a cerca de 300 anos-luz de distância da Terra a aproximadamente de 3.2 a 1.7 milhões de anos atrás, e que pode ser que tenha sido mais de uma explosão.

E os cientistas sabem disso, pois existem marcas nas rochas deixadas pelas mudanças de fauna ocorridas entre os períodos Plioceno e Pleistoceno na Terra.

Uma possível origem dessa supernova, ou dessas supernovas seria um aglomerado estelar, hoje esse aglomerado não teria mais estrelas pois todas teriam explodido como supernovas.

Além de procurar pelo Ferro-60 na Terra, outra equipe de pesquisadores analisou rochas da Lua, trazidas pela missão Apollo, e descobriram nessa amostras concentrações de Ferro-60.

E o mais interessante foi que ao fazer o trabalho inverso, encontraram que seria de uma supernova a cerca 300 anos-luz de distância, o que nos leva a concluir que os eventos que geraram o Ferro-60 tanto na Lua como Terra, na verdade é o mesmo evento.

Referências:

http://www.nature.com/nature/journal/v532/n7597/full/nature17196.html

http://www.nature.com/nature/journal/v532/n7597/full/nature17424.html

http://www.space.com/32631-radioactive-iron-supernova-apollo-moon-rocks.html?cmpid=NL_SP_weekly_2016-4-20-test

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================