Normalmente, animais possuem um bom tempo para se adaptar as mudanças causadas pela humanidade. A Agricultura levou milhares de anos para ser desenvolvida e começar a alterar as paisagens. As cidades, normalmente levavam alguns séculos para serem construídas, deixando para as espécies nativas da região um tempo para se adaptarem ou pelo menos para migrarem. Mas e os drones? Eles são extremamente novos, e a maioria absoluta dos animais nunca viu um, que dirá teve a chance de se adaptar aos novos “bichinhos” voadores, o que faz com a que a maioria reaja com medo e com agressividade.

Pesquisadores da Universidade de Duke na Carolina do Norte, EUA, descobriram isso quando monitoravam uma população de elefantes no Gabão. Os drones que estavam sendo usados no monitoramento, se aproximou da população, se aproximou um pouco demais para o gosto dos elefantes.

Os drones usados na pesquisas eram do modelo IRIS+ da 3DR. Que emite um ruido parecido com o som as abelhas africanas... e os elefantes realmente odeiam abelhas.

Os drones usados na pesquisas eram do modelo IRIS+ da 3DR, que emitem um ruido parecido com o som as abelhas africanas… e os elefantes realmente odeiam abelhas.

Os elefantes notaram os drones, que sobrevoavam entre 25 e 300 pés de altura (cerca de 8 a 90 metros). E não foi só um elefante que notou; muitas vezes, os elefantes ficavam claramente agitados. Alguns deles tentaram fugir. E teve pelo menos uma vez que um elefante usou a tromba para lançar lama na direção do drone. “Ela estava próxima de um filhote”, declarou Missy Cummings, diretora do laboratório de robótica da Duke.

Ursos também demonstram estresse quando incomodados por drones, e uma variedade de outros animais atacam na hora. Os drones, ainda assim, são realmente uteis para pesquisas, por serem capazes de contar e monitorar populações do céu. No futuro, os pesquisadores provavelmente vão entender como os animais tendem a reagir na presença de um drone, e se os animais realmente não reagirem bem, talvez seja uma boa ideia manter o drone uma distância que eles não percebam a sua presença.

Fonte: Popsci