Pois é, pois é, pois é… Quando você vai se “pesar” numa balança, os números que você vê não são o seu “peso”, mas sua massa. Isso confunde a cabeça de muita gente, e tem quem não saiba qual a diferença entre peso e massa.

A balança mede sua MASSA

A balança mede sua MASSA

Há muito tempo, Isaac Newton, nos ensinou muito com suas leis. A sua segunda lei que é mais conhecida como “Princípio fundamental da dinâmica”, nos permitiu chegar a definição de peso, mas antes disso vamos falar um pouco sobre massa.

Massa é a quantidade de matéria que um corpo tem, é uma grandeza física e particular de cada objeto. A sua massa será a mesma em qualquer lugar que você esteja, seja na Terra ou em Marte, por exemplo.

O Peso está diretamente ligado a gravidade, esta atua sobre a massa exercendo uma força que te “puxa” para o centro da terra. Assim, o produto entre a massa e a gravidade é o peso, como podemos ver na seguinte ilustração:

A gravidade exerce uma força que "puxa" a pessoa para dentro da terra.

A gravidade exerce uma força que “puxa” a pessoa para dentro da terra.

A fórmula que descreve o peso é P=m.g, onde P = Peso; m = massa e g = gravidade. Na terra, a aceleração da gravidade é de 9,81 m/s², para saber qual o peso (cuja unidade é Newton (N) ou Kilograma Força (Kgf) ) basta multiplicar a massa do objeto pela aceleração da gravidade.

Na seguinte figura vamos supor que a pessoa tenha uma massa de 50 Kg:

Foto 3

Para achar o Peso basta multiplicar a Massa do objeto pela aceleração da gravidade de onde esse objeto está.

Portanto, lembre-se, se você quiser perder peso, vá para a lua. Mas, se você quer perder massa, faça uns exercícios e controle sua alimentação! hahahaha.

 

Abraços! Até a próxima.