E a busca pela matéria escura e principalmente sobre o seu entendimento continua.

Dessa vez, os astrônomos usaram dois dos maiores observatórios do mundo, o Gemini Norte e Keck, ambos em Maunakea no Havaí para registrar uma galáxia que é constituída principalmente de matéria escura.

A galáxia se chama Dragonfly 44 e fica localizada na constelação da Coma.

Embora não seja tão distante essa galáxia só foi descoberta em 2015, pelo fato de ser muito apagada.

O que chamou a atenção dos astrônomos, é que a galáxia tem poucas estrelas, que seriam rapidamente arrancadas dali ou separadas, a menos que algo estivesse mantendo-as unidas. E esse algo é justamente a matéria escura.

Os astrônomos resolveram então medir a quantidade de matéria escura na Dragonfly 44, usando para isso o espectrógrafo DEIMOS, instaldo no Keck II.

Assim, por um período de 33.5 horas, eles mediram a velocidade das estrelas e puderam determinar a massa da galáxia. O movimento das estrelas nos diz qual a massa da galáxia, independente do que seja essa massa. Na Dragonfly 44, as estrelas se movem muito rapidamente, o que não condiz com a quantidade de estrelas observadas, ou seja, a massa medida é muito maior do que a massa medida somente com as estrelas.

A massa da galáxia é um trilhão de vezes a massa do Sol, algo muito parecido com a Via Láctea, mas com somente um centésimo de 1% dessa massa está na forma de matéria normal, e 99.99% está na forma de matéria escura.

Com o instrumento GMOS do Gemini, os astrônomos fizeram imagens da galáxia e do halo de aglomerados estelares esféricos ao redor do seu núcleo, mostrando que uma fração relativamente grande de estrelas está na forma de aglomerados compactos.

Essa descoberta é muito importante pois sugere um novo tipo de objeto massivo para ser estudado, objetos mais próximos e maiores que podem finalmente revelar a natureza da matéria escura.

Artigo:

Agradecimento aos Patrões:

Marcelo Parraga, Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Marcos Silveira, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Gisele Guedes, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes, Marcos Annibale

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

Seja meu Patrão:

Apoio e apresentação:

A nova casa do SciCast

Science Vlogs Brasil:

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!