O mês começou e com ele começou também um novo capítulo na história da exploração de Marte pelo rover Curiosity.

Depois de perfurar rochas, coletar rocha pulverizada e fazer imagens espetaculares num dos cenários mais bonitos que já esteve em Marte, o rover parte agora para regiões mais altas do Monte Sharp.

Seu destino inclui um afloramento rico em hematita, e outro afloramento rico em argila, esses alvos estão a cerca de 2 km de distância do rover.

Quando a missão começou, a 4 anos atrás, o objetivo parecia claro, percorrer o terreno, e escalar a montanha no interior da Cratera Gale, porém, surpresas acontecem, e as regiões mais baixas do Monte Sharp apresentaram afloramentos e camadas de rochas muito interessantes de serem exploradas.

O local onde o Curiosity está, chamado de Murray Buttes, tem uma paisagem espetacular, além é lógico de mostrar um elevado interesse científico, não é atoa que o Curiosity fez centenas de imagens das paisagens que pôde observar onde se encontra.

Estudar as camadas de rocha é de suma importância para se entender a história do planeta, são nessas camadas que estão os registros de como era o ambiente em Marte, a bilhões de anos atrás.

A última perfuração que o Curiosity fez, a sua décima quarta, indicou que no passado a região era o fundo de um lago duradouro, e não algo que secava e depois enchia de água novamente.

Porém chegou a hora de dizer adeus para essas belas paisagens e continuar o trabalho, para tentar responder algumas perguntas importantes: qual era a profundidade desse lago? com o passar do tempo o ambiente foi mudando de forma rápida, ou mais lentamente? podemos ver marcas dessas mudanças? entre outras.

E para isso é preciso alcançar afloramentos mais altos, que significam que foram depositados mais recentemente, ou seja, analisando na vertical o conjunto de afloramentos, é possível ter um resumo da história, climática, geológica e ambiental de Marte.

Os próximos alvos, os afloramentos de hematita e de argila foram observados da órbita pela sonda MRO antes do pouso do Curiosity, e o importante desses afloramentos é que tanto a hematita como a argila se formam em ambientes úmidos com água.

Não se sabe ainda se o rover irá escalar o Monte Sharp como era pensado anteriormente, mas possíveis extensões da missão podem acontecer e o Curiosity poderá assim explorar cada vez essa bela paisagem marciana, e ajudar a responder importantes questões sobre o tão querido, tão falado e tão cobiçado Planeta Vermelho.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasas-curiosity-rover-begins-next-mars-chapter