Nos dias de hoje, foguetes com combustível líquido podem parecer algo normal e óbvio, mas não era 100 anos atrás. Anteriormente, todos os lançamentos de foguetes eram realizados com o uso de combustíveis sólidos, como a pólvora. Isso remonta ao século 13, quando os chineses brincavam de soltar fogos de artificio em seus inimigos – mas essa é uma historia para outro dia.

O primeiro foguete de combustível líquido (gasolina e oxigênio líquido) foi lançado em 16 de Março 1926 por Robert H. Goddard, o pai dos foguetes modernos.

recriação feita em 1976 do lançamento de Goddard

recriação feita em 1976 do lançamento de Goddard

Mas por que isso foi tão importante? Em uma propulsão por combustível solido, o único controle possível é o da taxa de queima, determinada pela granulometria (tamanho do grão) do propelente ou do formato da câmara de combustão.

Já uma propulsão por combustível liquido permite controlar quanto tempo a propulsão ficará ativa, ou seja, a ignição pode ser interrompida e reativada; a queima pode ser aumentada ou diminuída, dando assim um controle da velocidade; além de que combustíveis líquidos fornecem mais impulso por unidade de combustível.

comparação entre foguete de combustível líquido e foguete de combustível solido

comparação entre foguete de combustível líquido e foguete de combustível solido

Mesmo assim, combustíveis sólidos ainda são utilizados, principalmente em mísseis militares, pois podem ser guardados por um longo período sem que seja necessária uma grande preparação em seu lançamento.

Levou 17 anos de trabalho para Goddard realizar seu primeiro lançamento, mas com certeza foi recompensador. “Parecia quase mágico como ele subiu”, escreveu em seu diário.

Ele tinha o sonho de ver a viagens interplanetárias tornarem-se realidade. Infelizmente, isso não aconteceu enquanto estava vivo. Mas suas ideias não morreram com ele.

Goddard recebeu, em vida e em morte, mais de 200 patentes de suas invenções. Um de seus principais trabalhos era o uso de múltiplos estágios, que são a base para quase todos os voos espaciais de hoje.

ilustração dos pontos em cada estagio é liberado

ilustração dos pontos em cada estagio é liberado

“Os EUA falharam em reconhecer o potencial de seu trabalho, na verdade, até depois de sua morte, algumas de suas ideias sobre como alcançar o espaço exterior foram ridicularizadas durante a sua vida”, escreveu a NASA em uma declaração, “90 anos mais tarde e suas patentes ainda são essenciais para o voo espacial.”

É difícil dizer o que é impossível, pois o sonho de ontem é a esperança de hoje e a realidade de amanhã.

Goddard, Robert

Fonte.

Space