Você na sua casa já perdeu alguma coisa e quando começou a procurar essa coisa achou várias outras que às vezes nem lembrava que existiam?

Tenho certeza que já. E fique tranquilo, isso não é uma exclusividade sua nem de coisas mundanas que nós procuramos. Isso também faz parte do dia a dia dos astrônomos.

Todos sabem que desde que foi anunciada a evidência no início do ano do Planeta 9, teve início uma corrida alucinante para tentar encontrar esse planeta, observá-lo diretamente, o que seria a prova inconteste de que ele existe.

Até agora, é verdade, não encontramos o Planeta 9, mas em contrapartida, os astrônomos a cada dia que passa encontram mais e mais objetos transnetunianos no Cinturão de Kuiper e na Nuvem de Oort.

Eu já falei que existem milhares de objetos nessas regiões distantes do nosso sistema, e agora que a busca pelo Planeta 9 está quente, várias descobertas surgiram.

Para isso, os astrônomos estão conduzindo a maior pesquisa por objetos além de Netuno e no Cinturão de Kuiper já feita na história, e até agora já cobriram cerca de 10% do céu usando a Dark energy Camera acoplada ao Telescópio Blanco de 4 metros no Chile, e a Japanese Hyper Suprime Camera acoplada ao Telescópio Subaru de 8 metros no Havaí.

À medida que eles descobrem e confirmam um objeto distante, eles começam a investigar se essas descobertas se ajustam às teorias sobre as interações com um planeta distante massivo, que seria o Planeta 9.

A equipe de astrônomos submeteu um artigo com as análises das 7 últimas descobertas.

A órbita dos objetos é definida por 6 parâmetros, e o agrupamento de alguns desses parâmetros é o principal argumento para se ter a evidência de que o Planeta Nove existe nos confins do Sistema Solar.

Além disso, à medida que novos objetos vão sendo descobertos o refinamento das técnicas de observação e de análise de dados também vai melhorando, além disso, a cada dia, uma parte maior do céu vai sendo coberta, até que vai chegar um dia que não vai ter escapatória, e provavelmente o Planeta 9 será anunciado.

O mais legal de tudo isso é que estamos vivendo novamente essa busca por um novo planeta no Sistema Solar, e podendo acompanhar quase em tempo real graças a toda a tecnologia a nosso dispor, algo que deve ter acontecido no início do século passado também, o que culminou com a descoberta de Plutão, mas numa escala muito menor.

Sempre que você perder algo em casa e na busca encontrar outras coisas, fique feliz e lembre desses astrônomos que vão populando cada vez mais o nosso Sistema Solar com objetos descobertos.

Artigo:

Agradecimento aos Patrões:

Marcelo Parraga, Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Marcos Silveira, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Gisele Guedes, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes, Marcos Annibale

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

Seja meu Patrão:

Apoio e apresentação:

A nova casa do SciCast

Science Vlogs Brasil:

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!