Margaret Hamilton (nascida em 17 de agosto de 1936 em Paoli, Indiana, EUA) foi a primeira engenheira de software (ela inclusive criou a nomenclatura para descrever seu trabalho). Ela ajudou a escrever o código para os módulos de comando e lunar usados no programa Apollo no fim dos anos 60 e início dos anos 70.

Na época em que estudava matemática e filosofia no Earlham College em Richmond (Indiana), ela conheceu James Hamilton (com quem se casou mais tarde). Após sua graduação em 1958, ela lecionou matemática no ensino médio durante algum tempo. O casal acabou se mudando para Boston. Ainda que Margaret planejasse estudar matemática abstrata na Universidade Brandeis, ela aceitou um trabalho no MIT. Neste trabalho ela programava softwares que o clima e acabou fazendo uma pós graduação em meteorologia.

No início de 1960 ela se juntou ao MIT’s Lincoln Laboratory, onde se envolveu no projeto Semi-Automatic Ground Environment (SAGE), o primeiro sistema de defesa aéreo americano. Ela escreveu o código do software usado para identificar aeronaves inimigas. Em seguida Margaret trabalhou no laboratório instrumental do MIT (atualmente o laboratório independente Charles Stark Draper), o qual provia tecnologia aeronáutica para a NASA.

Margaret junto com o código criado por ela e sua equipe

Ela liderou um time cuja a tarefa era desenvolver um software para os sistemas de orientação e controle de comando de voo e dos módulos lunares das missões Apollo. Naquela época, nenhuma escola ensinava engenharia de software, então, os membros do time tinham que encontrar soluções sem nenhuma orientação. A própria Hamilton concentrou-se especificamente no software para detectar erros do sistema e para recuperar informações em computadores com problemas. Ambos os elementos foram cruciais durante a missão Apollo 11 (1969), que levou os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua.

Margaret Hamilton saiu do MIT em meados de 1970 para trabalhar na iniciativa privada. Ela foi co-fundadora da empresa Higher Order Software e estabeleceu a Hamilton Technologies 10 anos depois.

Hamilton recebeu várias honrarias, incluindo a Exceptional Space Act Award da NASA em 2003. Em 2016, o então Presidente Barack Obama a condecorou com a Presidential Medal of Freedom

Margaret e o então presidente Obama

Ela também recebeu o Prêmio Augusta Ada Lovelace da Association for Women in Computing em 1986 e o Prêmio para Ex-Alunos Notáveis do Earlham College em 2009.