O módulo orbital TGO da missão da ESA e ROSCOSMOS ExoMars testou seu conjunto de instrumentos pela primeira vez entre os dias 20 e 28 de Novembro de 2016.

Nesse teste foram usados 4 de seus instrumentos científicos, em medidas de calibração.

Os dados mostram que a sonda poderá realizar imagens impressionantes de Marte quando estiver na sua órbita mais próxima do planeta a cerca de 400 km de altura no final de 2017.

Só para lembrar que o objetivo principal do TGO é fazer um inventário completo dos gases raros presentes na atmosfera marciana como o metano, o vapor d’água, o dióxido de nitrogênio e o acetileno.

O de maior interesse é o metano, que na Terra é produzido principalmente por atividade biológica.

Além das imagens os instrumentos responsáveis por fazer o espectro da atmosfera também foram testados e mostraram que estão funcionando perfeitamente.

Outro instrumento testado foi o FREND, instrumento esse destinado a medir o fluxo de nêutrons da superfície do planeta, identificando regiões com fluxos de nêutrons mais elevados e menos elevados.

Esse instrumento esteve ativo durante algumas partes da viagem do TGO até Marte.

O sistema de imageamento estereográfico do TGO também foi testado quando a sonda passou a 235 km da superfície de Marte no dia 22 de Novembro de 2016.

O teste foi feito realizando 11 imagens da Hebes Chasma, um desfiladeiro localizado na parte norte do Valles Marineris.

Os responsáveis pela missão estão muito felizes com os resultados dos testes realizados, foi provado que os instrumentos sobreviveram bem à viagem de 7 meses, estão saudáveis e operando normalmente.

Além disso, depois dessa primeira passagem, alguns lugares já podem até ser selecionados para futuras investigações mais detalhadas.

E assim segue nossa pesquisa e a nossa exploração do Planeta Vermelho.

Fonte:

http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/ExoMars/First_views_of_Mars_show_potential_for_ESA_s_new_orbiter