Em meados de 1800, os astrônomos que estavam pesquisando os céus do hemisfério sul, notaram algo estranho.

No decorrer de poucos anos uma estrela, até então tranquila, começou a ficar cada vez mais brilhante, brilhando mais que Sirius, até que se apagou por décadas não sendo vista nem a olho nu.

Qual é essa estrela? Eta Carinae, e o que aconteceu? Uma explosão de supernova?

Não foi bem isso, é o que dizem as pesquisas, que apelidaram a estrela de uma impostora de supernova.

Em meados do século 20, ela começou a ganhar brilho novamente.

O evento do século 19 é conhecido como a Grande Erupção, e o resultado disso pode ser visto hoje, fazendo com que a Eta Carinae seja um dos objetos mais celebrados no céu do hemisfério sul.

A nebulosa ao redor começou a ser chamada de Homunculus, tem uma forma de ampulheta e é muito bonita de ser vista.

O que os pesquisadores descobriram agora com dados do Hubble, é que a Grande Erupção de Eta Carinae foi somente uma de uma série de explosões que a estrela apresentou, desde o século 13.

Analisando a taxa de expansão do gás os cientistas concluíram que deve ter existido uma explosão no século 13 e uma no século 16 antes da Grande Erupção.

O fato da Nebulosa do Homunculus ser um objeto muito observado e fotografado ajudou bastante na pesquisa, pois os cientistas acabaram tendo uma grande quantidade de dados para analisar.

Alinhando as imagens de épocas diferentes, eles conseguiram rastrear o movimento de 800 aglutinações de gás que foram ejetadas durante as diferentes épocas.

As análises mostram que a Nebulosa do Homunculus, e que a Grande Erupção do século 19 são só parte da história, outras duas grandes erupções ocorridas 600 e 300 anos antes da Grande Erupção também aconteceram.

Além disso, os pesquisadores também descobriram que a geometria das explosões foram diferentes.

Os astrônomos ainda estão tentando entender o mecanismo que funciona em Eta Carinae, e isso pode ser crucial para entender o que acontece na vida das estrelas de grande massa, principalmente nas fases finais e instáveis.

A luz da Eta Carinae leva 7000 anos para chegar na Terra, ou seja, ela já pode ter se tornado uma supernova agora, mas nós só vamos saber daqui a 7000 anos, e talvez a Eta Carinae seja um subtipo de supernova que sofre violentas erupções antes de finalmente explodir, esse tipo já foi identificado, mas a Eta Carinae seria o nosso exemplo mais próximo.

Artigo:

Vídeos do Damineli, explicando sobre a Eta Carinae:

Agradecimento aos Patrões:

Marcelo Parraga, Wilson Teixeira, Afonso Mendonça, Marcos Silveira, Rafael dos Santos Rodrigues, Gilmar Colombo, Artur Mendonça, André Machado, Gisele Guedes, Otávio Pereira de Almeida, Gustavo Pezzio Casagrande, Yuri Cardoso, José Nazareno Lima Barbosa, Eurides, Nicolas Silva Gomes, Caio Vinícius Silva Marques, Rosivelto Pimentel, Régis Araújo, Diego Magalhães do Nascimento, Fábio Campozana Carreiro, Marcelo Garcia, Renato Araújo, João Vitor Prado, Thiago Nunes, Marcos Annibale

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

Seja meu Patrão:

Apoio e apresentação:

A nova casa do SciCast

Science Vlogs Brasil:

Meus contatos:

BLOG: http://www.spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday1

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!