A nave tripulada chinesa Shenzhou-11 completou com sucesso a sua acoplagem automática com o laboratório orbital Tiangong-2 às 17:31 hora de Brasília, dessa terça-feira, dia 18 de Outubro de 2016, de acordo com o Centro de Controle Aeroespacial de Beijing, o BACC.

A Shenzou-11 foi lançada no domingo, dia 16 às 21:30 hora de Brasília começou a se aproximar do Tiangong-2 automaticamente às 15:11, hora de Brasília e fez contato com o laboratório orbital às 17:24, hora de Brasília.

Toda essa manobra aconteceu a 393 km acima da superfície da Terra.

Os dois taikonatuas a bordo da Shenzou-11, Jin Haipeng e Chen Dong, monitoraram e reportaram toda a operação de acoplamento para o centro de controle da missão.

De acordo com o planejamento da missão, uma vez que estiverem no módulo espacial, os taikonautas ficarão 30 dias trabalhando.

A Shenzou-11 é a sexta nave espacial tripulada chinesa, e será a nave que passará mais tempo no espaço numa missão. somando a viagem de ida e volta, os taikonautas completarão no final 33 dias no espaço.

Uma das autoridades chinesas do BACC, disse que a precisão necessária para a previsão de órbita e para o cálculo da acoplagem automática, foi muito maior do que as missões anteriores de acoplagem.

A China está no seleto grupo de países, junto com EUA e Rússia, que conseguem realizar com sucesso, todo o procedimento de aproximação e acoplagem de duas naves no espaço.

Depois da acoplagem, como comandante da missão Jing Haipeng entrou no módulo orbital enquanto seu companheiro de viagem, o esperou no módulo de retorno.

Antes de entrar no módulo orbital, os astronautas precisam abrir três portas, ou escotilhas, a do módulo de retorno, a do módulo orbital e a do módulo espacial.

O módulo espacial Tiangong-2 foi lançado para o espaço em 15 de Setembro de 2016, e representa um passo importante para que o país possa realizar a construção de sua estação espacial em 2020.