Voltamos aqui mais uma vez para falar algo que não é novidade.

O ano de 2016 foi o ano mais quente da história, desde que os registros sistemáticos tiveram início no ano de 1880, e esse resultado foi atingido por análises independentes feitas pela NASA e pelo NOAA.

2016 foi 0.99 graus Celsius mais quente do que a média do século 20, isso significa também que 2016 é o terceiro ano em sequência considerado o mais quente da história.

Desde o final do século 19 a temperatura média da superfície do planeta subiu 1.1 graus Celsius, mudança essa causada principalmente pelo aumento na emissão de dióxido de carbono e outros gases na atmosfera.

O maior aquecimento aconteceu nos últimos 35 anos, com 16 dos 17 anos mais quentes da hiostória ocorrendo desde 2001.

O ano de 2016 não foi só o mais quente da história, como 8 de seus 12 meses foram os meses mais quentes desde que esse tipo de dado é registrado.

O El Niño e o La Niña contribuem para as variações de curto prazo na temperatura, enquanto que a dinâmica do clima afeta as temperaturas de forma regional.

Para gerar os mapas e os gráficos que observamos, foram usadas 6300 estações meteorológicas espalhadas pelo planeta. Esses dados brutos passam por um algoritmo que considera a influência da posição da estação, como o fato de estar perto de uma cidade e outros fatores, para eliminar isso e deixar o dado mais confiável.

O resultado final é uma estimativa da diferença da temperatura global média para uma linha de base, que leva em consideração o período de 1950 a 1980.

O NOAA faz o mesmo tipo de trabalho, mas considera outra linha base, o que não muda muito os resultados.

Algumas conclusões importantes:

– Embora existam variações nas temperaturas, a tendência desde 1910 é de elevação de temperatura.

– Desde 1979, o gelo do Ártico tem mostrado uma diminuição, o que também é causado por esse aquecimento.

– E se levarmos em consideração os continentes, o ano de 2016 foi o mais quente na América do Norte, o segundo mais quente na África e na América do Sul, o terceiro mais quente na Ásia e na Europa e o quinto mais quente na Oceania.

Os dados mostram obviamente esse aumento da temperatura no planeta, o que é realmente preocupante e faz com que todos estejam muito atento para essas informações.

Evento ao vivo – Space Today Responde Ao Vivo e Lançamento do Atlas V

Fontes:

https://www.nasa.gov/press-release/nasa-noaa-data-show-2016-warmest-year-on-record-globally

https://data.giss.nasa.gov/gistemp/

https://www.nasa.gov/sites/default/files/atoms/files/noaa-nasa_global_analysis-2016.pdf