Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

A divulgação científica em história por meio de podcasts: possibilidades de educação histórica pela internet

por em 23/06/2020 em Ciência, Fronteiras no Tempo, Notícias | Nenhum comentário

A divulgação científica em história por meio de podcasts: possibilidades de educação histórica pela internet

Em 2017 o CA e o Beraba, usando seus nomes comuns de professores, César Agenor e Marcelo Silva, publicaram um capítulo no livro “Conexões: mídia, cultura e sociedade”, organizado por Hertez W. de Camargo e Renata M. Lara.

Quando escrevemos o texto já acumulávamos três anos fazendo o Fronteiras e ali fizemos as primeiras reflexões a respeito deste trabalho. Passados três anos, nossas reflexões avançaram, especialmente em considerações sobre a importância da relação entre ensino de história, divulgação científica e História Pública, mas acreditamos que este texto é ainda fundamental para que possam entender as nossas inquietações iniciais quando criamos e divulgamos o Fronteiras. Desde então, o podcast cresceu, entramos para o Portal Deviante em outubro de 2017 e isso impulsionou bastante nosso trabalho.

*Clique em leia mais para ter acesso ao capítulo do livro

O objetivo principal do artigo é apresentar estas experiências com um podcast de História e, em especial, trazer nossas interpretações sobre o seu potencial para o ensino de história. Também fizemos uma breve apresentação da história desta mídia no Brasil, algo que, nestes tempos em que se expandem as iniciativas de divulgação histórica pela internet, acreditamos que poderá ajudar algumas pessoas a iniciar o seus próprios projetos.

Ficou curioso? Acesse o texto completo AQUI

Caso queira conhecer os demais textos que compõem o livro, recomendamos muito! Cliquem aqui:

 

Como citar este texto:

SILVA, Marcelo de Souza; SILVA, Cesar Agenor Fernandes da. A divulgação científica em história por meio de podcasts: possibilidades de educação histórica pela internet. In:  LARA, Renata Marcelle; CAMARGO, Hertz Wendel de (org.). Conexões: mídia, cultura e sociedade. Londrina : Syntagma Editores, 2017, p.257-285.

Modo Noturno