Olá pessoal, depois de um período de férias por conta das responsabilidades acadêmicas de final de semestre e das festas de final de ano (porque todos somos filhos de [escolha sua deidade favorita aqui]), estou de volta para mais um ano escrevendo minhas bobagens cientificamente justificadas neste espaço. Como ainda estamos no verão, os temas serão mais leves e focados em contar histórias de pessoas e dar dicas culturais, como livros e filmes. Para abrir os trabalhos, resolvi contar um pouco da história de um sujeito que está tentado entender e mudar o mundo usando uma ferramenta que poucos dominam e muitos detestam: a estatística. Falo do médico sueco e velhinho simpático Hans Rosling.

Vários são seus apelidos. Ora é chamado de “Mago dos Números”, ora é chamado de o “Rei das Estatísticas”, mas o fato é que ele é, nada mais nada menos que um grande nerd, no sentido clássico do termo. Ou seja, aquele tipo de pessoa que não se contenta em só arranhar a superfície. Ele quer ir a fundo nas coisas, entender como funciona, como é feito, por que algo é como é e não de outro jeito. E calhou de ele ser interessar muito sobre o mundo humano, principalmente coisas como pobreza, economia, taxa de natalidade, doenças, etc. Mas, como tentar entender estes fenômenos sem cair nas ideologias destras e sinistras e ser xingado no Facebook por nomes que até pouco tempo atrás só significavam alimentos?

A resposta é usar números! Quantificar as coisas, fazer contagens, acompanhá-las através do tempo. Nenhuma ferramenta é melhor para isso do que as estatísticas. E como o senhor Hans sabe que muita gente não conhece e não gosta destas senhoras, ele resolveu desenvolver uma forma atraente de mostrar para as pessoas os seus argumentos e desmitificar algumas coisas. Assim, ele criou a Fundação Gapminder e desenvolveu o software Trendalyzer. Usando este sistema ele apresenta os números de maneira visual, didática e interativa e torna suas palestras um verdadeiro show, quase um stand up comedy, mas com conteúdo realmente útil.

Esta informação vocês perguntem ao Hans! (fonte)

Nas palavras do próprio Hans, seu objetivo de vida é “usar os números para acabar com os preconceitos das pessoas”. O que ele vem conseguindo fazer já que seu trabalho é reconhecido por diversas organizações e órgãos governamentais, além de ter algumas das palestras mais legais do TED Talks.

Para finalizar, fiquem com um vídeo do velhinho argumentando como uma ferramenta revolucionária libertou as mulheres e impulsionou o feminismo (lacrador ou não) que estamos vivenciando atualmente:

 

[UPDATE]: Infelizmente, três dias depois que publiquei este post, Hans Rosling perdeu a batalha contra um câncer no pâncreas e seu corpo deixou de habitar este mundo, com a tenra idade de 68 anos. Felizmente, seu legado continua disponível e a transformação que ele operou no mundo vai influenciar muitas e muitas pessoas, mesmo que nunca mais possamos assistir palestras iguais como a que deixou abaixo [/UPDATE].