Escrevia um artigo sobre os diversos lançamentos de séries televisivas de ficção científica que acontecerem em setembro durante a década de 60 e tive uma surpresa. É bem grande a quantidade de ícones da scifi que foram lançados nesta década e neste mês.

No artigo eu enumerei Star Trek (setembro, 1966), Perry Rhodan (setembro 1961), Lost in Space (setembro 1965), Land of the Giants (setembro 1968) e Time Tunnel (setembro 1966). Mas descubro que o mês de setembro e os anos 60 nos rederam ainda mais shows scifi. Vejamos mais alguns deles.

The Twilight Zone

twilight

Além da Imaginação em suas diversas versões: a região do crepúsculo.

“Você está viajando através de uma outra dimensão, uma dimensão não só de visão e som, mas de espírito; uma viagem em uma terra maravilhosa, cujos limites são os da imaginação. Sua próxima parada… além da Imaginação”. Rod Serling

The Twilight Zone (Além da Imaginação, para os brasileiros) não começou em setembro. Pioneiro, este programa estreou em outubro de 1959 (às vésperas da década de ouro dos shows de scifi). Apesar de não ser um programa exclusivo do que chamamos ficção científica vários episódios podem ser assim classificados. Cada episódio era uma história independente com elenco diferente. O tema era sempre o inusitado e o fantástico. Robôs, viagens no tempo e tecnologia prodigiosa aparecia sempre misturados a coisas mais fantásticas e meio sobrenaturais. Mas nem está série escapa do mês de setembro. Várias temporadas inauguraram em setembro: a segunda em 1961, a terceira em 1962 e a quinta em 1964. A versão de 1985 também foi lançada em setembro e a de 2002 também.

Dê um olhada neste vídeo.

The Outer Limits

The Outer Limites: a 5a Dimensão e o Demônio da Mão de Vidro.

The Outer Limites: a 5a Dimensão e o Demônio da Mão de Vidro.

“Através de todas as lendas dos povos antigos – assírios, babilônicos, sumérios, semitas – executa a saga do Homem Eterno, aquele que nunca morre, chamada por vários nomes em várias vezes, mas historicamente conhecida como Gilgamesh, o homem que nunca provou a morte… o herói que caminha através dos séculos…”, autor Harlan Ellison, episódio 5 da 2a temporada de Quinta Dimensão.

The Outer Limits (Quinta Dimensão  no Brasil) foi lançado em setembro de 1963. Semelhante a Twilight tinha, contudo, uma pegada mais ficção científica. Atores como Robert Duval, William Shatner, Martin Landau e Leonard Nimoy participaram de vários episódios.

Lembro do excelente episódio “O Demônio da Mão de Vidro” escrito por Harlan Ellison que depois vi em uma HQ. Imagine um personagem desmemoriado praticamente imortal perseguido por estranhos viajantes do tempo. O sujeito tem uma mão de vidro que na verdade é um computador que lhe dá informações preciosas mas que está faltando células de memória, no caso seus dedos. Ele vai encontrando as partes ao longo da trama. O final é inesperado. Não conto mais nada. Veja esse link.

X Files

X Files: os Arquivos X e o episódio "Eles saem com a noite": Arrepiante.

X Files: os Arquivos X e o episódio “Eles saem com a noite”: Arrepiante.

Para completar a lista de grandes séries de TV temos o meu querido X Files (Arquivo X) de setembro de 1993. Uma série que praticamente reacendeu a chama de Além da Imaginação e Quinta Dimensão, mas com um elenco fixo e alguns arcos de histórias que formaram uma verdadeira mitologia. Seres fantásticos, alienígenas, tecnologias mirabolantes e até entes sobrenaturais se misturavam nesta série empolgante. Tem episódios incríveis como aquele dos agentes Dana e Mulder presos numa floresta com uma ameaça de insetos luminosos que saem com a noite (Darkness Falls, episódio 20, primeira temporada, 1994). Isso só para citar um deles.

Conclusões

Claro que há uma explicação para estas duas coincidências de data. Eu chuto as seguintes hipóteses:

  1. Setembro é o mês em que as grandes emissoras lançam suas séries originais no segundo semestre do ano.
  2. Os anos sessenta foram anos de grande avanço social, científico e tecnológico tocado pela Guerra Fria e a Corrida Espacial, elementos mais que potencializadores do gênero ficção científica.

Se estiver no Rio participe do nosso Setembro SciFi.