Em 16 de Abril de 1919, algo espetacular aconteceu na praia de Hastings, em Sussex, Inglaterra. Os moradores e, principalmente, os hóspedes do Queens Hotel, tiveram uma peculiar surpresa, quando viram de suas janelas não apenas a praia pedregosa de Hastings, mas um Submarino alemão encalhado.

Vista aérea da praia de Hastings e do U-118 (Fonte: Jornal local Hastings Observer / Autor: Desconhecido)

Vista aérea da praia de Hastings e do U-118 (Fonte: Jornal local Hastings Observer / Autor: Desconhecido)

O submarino U-118 era uma das 329 embarcações que serviam à Marinha Imperial Alemã durante o conflito, e era comandado pelo capitão Herbert Strohwasser, tinha sido lançada ao mar em Janeiro de 1918, participado de apenas uma patrulha marítima (onde afundou dois navios), até o fim da guerra, que ocorreu em 11 de Novembro de 1918.

População local tirando fotos com o submarino (Fonte: jornal local Hastings Observer / Autor: Desconhecido)

opulação local tirando fotos com o submarino (Fonte: jornal local Hastings Observer / Autor: Desconhecido)

Com o fim da guerra, a Alemanha deveria se livrar de vários de seus equipamentos militares, vendendo-os para os países vencedores da guerra para pagar as dívidas. Entre essas vendas estava o ainda intacto U-118, que deveria ser rebocado até a França para ser vendido como ferro-velho. Porém, durante a madrugada do dia 15 para o dia 16 de Abril de 1919, uma grande tempestade atingiu o submarino e o cargueiro que o rebocava quando passavam pelo Canal da Mancha. Os cabos que seguravam o U-118 se soltaram e ele ficou a deriva, só parando às 00:54 horas, na praia em frente ao Queens Hotel.

Cartão postal oficial da Cidade de Hastings (Fonte: Wikicommons)

Cartão postal oficial da Cidade de Hastings (Fonte: Wikicommons)

Assim, pela manhã, começou um grande alvoroço na praia. Milhares de visitantes se aglomeraram em volta da embarcação, tentando ver melhor e até tentando entrar no submarino. O Almirantado inglês permitiu que as autoridades da cidade de Hastings à cobrarem uma “entrada” para que as pessoas pudessem subir no deck do submarino e tirar fotos.

Dois membros da Guarda Costeira tiveram a tarefa de mostrar aos visitantes mais ilustres (como o prefeito e membros da câmara municipal) como o submarino era por dentro, porém essas visitas internas foram canceladas quando os dois guarda-costeiros ficaram extremamente doentes e morreram semanas depois. Os dados médicos sugerem que os dois guardas tinham sido intoxicados por gás clorídrico, que estava vazando das baterias elétricas do submarino, e que causava severos abcessos no cérebro e nos pulmões.

 

(Fonte: Wikcommons/ Autor: Desconhecido)

(Fonte: Wikcommons/ Autor: Desconhecido)

Várias tentativas foram feitas para retirar o submarino da praia: três tratores tentaram puxá-lo de volta para o mar; e até mesmo um navio Destroyer francês tentou quebrar o submarino em partes com seus canhões, porém nada dava certo. A proximidade do submarino com construções civis (incluindo o Hotel) fizeram com que tentativas com explosivos e canhões não saíssem do papel.

Civis se aproximando do submarino (Fonte: Arquivos da Marinha Inglesa / Autor: Desconhecido)

Civis se aproximando do submarino (Fonte: Arquivos da Marinha Inglesa / Autor: Desconhecido)

Eventualmente, entre Outubro e Dezembro de 1919, o U-118 foi sendo quebrado pouco a pouco pela população e autoridades locais, para ser vendido como ferro-velho na Inglaterra.

Assim termina a História de um dos vários 217 U-boats alemães da Primeira Guerra Mundial, que foram afundados ou vendidos como sucata (no caso do U-118, encalhado numa praia inglesa).

Carcaça do Submarino U-118. Ele foi despontado e vendido como sucata na Inglaterra (Fonte: Wikicommons / Autor: Desconhecido)

Fontes e Adaptações:

War History Online

Rare Historical Photos

Matheus “Prof.º Barbado” Silveira é Professor de História formado pela PUCPR, Especialista em História Contemporânea e Relações Internacionais, formado pela PUCPR e Podcaster residente do SciCast.