De antemão é preciso avisar que esse texto será muito mais compreensível àqueles que assistiram ao filme “Her”, onde Joaquin Phoenix incorpora Theodore, um homem comum de um futuro não tão distante assim em Los Angeles. O filme não é nenhum lançamento, estreando em 2013, a trama se passa num mundo onde a tecnologia é inseparavelmente ligada às nossas vidas e ao nosso trabalho. Onde dependemos de inteligências artificiais para tornar nosso tempo melhor aproveitado e mais eficiente. Pois bem, na MWC a Sony apresentou o Xperia Ear, um gadget inteligente que parece tornar tudo isso algo mais próximo da realidade. 

Bastante compacto, o aparelhinho vem numa embalagem parecida com um esqueiro.

Bastante compacto, o aparelhinho vem numa embalagem parecida com um isqueiro.

Também é necessário avisar que aqui você não contará com spoilers que degradem a experiência de ver o filme, caso você não tenha o feito ainda (faça!). Seguindo adiante, vamos falar mais do novo aparelho da Sony:

https://www.youtube.com/watch?v=-BEMxbjhyMM

No longa dirigido por Spike Jonze, o protagonista trabalha num escritório redigindo cartas sob encomenda. Para agilizar sua vida, ele usa de um pequeno fone bluetooth com comandos de voz e internet. Durante o filme, Theodore verifica emails, mensagens, faz ligações, escuta as principais notícias e até participa de chats na internet, tudo por meio do pequeno aparelho preso ao seu ouvido. Quem viu o filme sabe que a ideia é bastante utópica, embora não seja impossível. Acontece que a Sony apresentou nessa última semana, durante a MWC 2016, o Xperia Ear: um dispositivo que faz exatamente tudo o que citei sobre o dispositivo de Theodore em “Her”.

Theodore está usando o dispositivo do qual tanto falo. Ali na sua orelha esquerda

Nessa imagem, Theodore está usando o dispositivo do qual tanto falo. Ali na sua orelha esquerda.

Não foi confirmado se a Sony pegou a ideia do filme, já que esse tipo de produto é bem idealizado pelos seres humanos há um tempo. Fato é que: o stand da empresa no evento em Barcelona foi um verdadeiro show do futuro. Também foi apresentado o Xperia Projector, uma espécie de projetor (óbvio!) inteligente que transforma qualquer superfície plana e limpa numa interface touchscreen, e pode transmitir vídeos e imagens a partir do conteúdo salvo no seu smartphone. Tanto o Xperia Ear quando o Xperia Projector devem chegar ao mercado no verão (americano) desse ano, que ocorre lá pra Junho.

Xperia-Projector-PIU-78b7030662fdc5bb66a4f6a5efa48b57-605x340 Sony

Na imagem é possível ver que o projetor vai informar dados dos seus principais feeds de redes sociais, além de notícias e mídia (como vídeos ou imagens), também.

Embora tenha apresentado os produtos, a Sony não deu detalhes sobre como essa plataforma pode se expandir (acreditamos que tanto o Ear quanto o Projector suportem aplicativos de terceiros, e funcionem a partir do Android, ligados a um smartphone ou não). Também não foi informado por quanto, nem onde esses dispositivos chegariam, mas confesso que estou interessado no potencial dessa tecnologia. E você, o que acha? Ah, abaixo vai um trailer de “Her”, para você que ainda não viu possa degustar um pouquinho do filme.

Fontes:
Sony Mobile
Her the Movie

Imagens:
Her the Movie
Sony Mobile