A Mobile World Congress (que acontece em Barcelona no mês de Março) está chegando, e com isso, já era de se esperar que as fabricantes de eletrônicos soltassem algumas pistas sobre o que devemos esperar para o evento. Seguindo essa linha, a Samsung apresentou hoje o chipset Exynos Octa 7870, um chipset octa-core (óbvio, hahah) para aparelhos de preço mediano. 

O Galaxy Note 4 com processador Exynos foi um dos que se destacou perante a Qualcomm em 2015

O Galaxy Note 4 com processador Exynos foi um dos que se destacou perante a Qualcomm em 2015

Desde os primeiros Galaxys lançados, a fabricante coreana investe pesado no desenvolvimento de chipsets próprios em seus smartphones e tablets. A linha Exynos costuma aparecer sempre em evidência (nos modelos mais caros da empresa) e isso tem, ou tinha, um motivo muito claro: mostrar superioridade à concorrente Qualcomm, que desenvolve os chips Snapdragon. Agora, a Samsung foca nos dispositivos de baixa e média performance lançando o Exynos 7870, um ARM Cortex 53 de 1.6GHz e oito núcleos, que também traz uma GPU capaz de controlar displays de no máximo 1920 x 1200 pixels.

Apesar de não ser nada novo no horizonte, o SoC gera interesse porque é fabricado com a tecnologia FinFET, que fez os chips Exynos dos Galaxys S e Note, muito famosos no ano passado. A arquitetura de 14 nanômetros faz com que a CPU gere muito menos calor e com isso garanta maior rendimento em performance e bateria.

Assim que os chips com a tecnologia FinFET são no microscópio

Assim que os chips com a tecnologia FinFET são quando vistos no microscópio

O novo chip já está em produção pela marca e deve aparecer nos próximos lançamentos dentre meses ou semanas (a Samsung gosta mesmo de lançar smartphones). Vale lembrar que a Qualcomm já disse que está preparando algo similar para o Snapdragon 820, seu processador topo de linha desse ano, e também para o 625, modelo mediano dessa mesma linha.

Fonte:
ArsTechnica

Imagens:
Samsung Exynos
9to5 Google
Vr-Zone