A Google anunciou dia 21 de janeiro no seu blog que está disponibilizando em parceria com a empresa Udacity um curso gratuito sobre Deep Learning (Aprendizado Profundo).

Deep Learning é um tipo de programação que consiste em fazer o “computador” aprender como executar uma tarefa ao invés de uma sequência de instruções pré-programadas. Para quem se preocupava com o início da Skynet, pode esquecer, isso já está acontecendo. A Google já usa esse tipo de algoritmo para organizar a sua coleção de fotos e o reconhecimento por voz. Ou alguém pensava que aquelas montagens no App de Fotos da Google eram feitos por algum funcionário ocioso?

A Google já havia disponibilizado a plataforma de desenvolvimento TensorFlow de forma open source em novembro do ano passado. Agora a empresa quer elevar isso para um outro nível. Através deste curso, engenheiros e cientistas poderão começar a desenvolver suas próprias ferramentas para lidar com os problemas do dia a dia.

O Curso tem 3 meses de duração, com envolvimento semanal de 6 horas e está dividido em 4 etapas:

– Do Machine Learning para o Deep Learning

– Redes Neurais Profundas

– Redes Neurais Convolucionais

– Modelos profundo para Texto e Sequências

Para fazê-lo é necessário ter conhecimento em Phyton, GitHub, Estatística, Álgebra Linear e Cálculo (diferencial, integral, derivadas parciais, etc.), sem esquecer é claro do inglês. Então se tu ainda estás na fase do “Hello World!!” é melhor avançar um pouco mais antes de embarcar nessa.

Ao ver esta notícia fico pensando que estamos cada vez mais perto de tornar realidade produções como o episódio White Christmas de Black Mirror. Sem spoiler aqui, mas as maravilhas e ao mesmo tempo os problemas que são apresentados neste show são realmente impressionantes. Fica a dica.

Cookie do episódio White Christmas de Black Mirror

Cookie do episódio White Christmas de Black Mirror

Se interessou pelo curso? Passa lá e aproveite esta oportunidade.

Fontes:

Google Research

Imagens