Um dia as baratas irão dominar a terra, logo após todos humanos serem extintos por uma guerra nuclear, mas até lá elas terão que contentar-se em conhecerem as solas de nossas sandálias havaianas. E, também, de serem nossas cobaias em experimentos macabros.

Um usuário que se autodenomina “bravoechonovember1” publicou recentemente diretrizes no Instructables sobre como controlar uma barata com um Arduino por menos de 30 dólares (o que deve dar uns 47.000 reais).

O processo em si parece relativamente simples (e horrível), e a programação do Arduino requer cerca de apenas seis linhas de código, não sendo preciso que você seja um hackerman para efetuá-la. A lista de materiais e o passo a passo do processo estão disponíveis aqui.

O experimento funciona estimulando as antenas da barata com frequências variáveis, fazendo-a acreditar que há uma parede a sua frente. No entanto, “braveechonovember1” alerta que ela vai parar de responder aos estímulos e seguirá seu próprio caminho, provavelmente porque a vida biológica é suscetível a dessensibilização.

A ideia de “baratas cyborg” não é nova. Um exemplo é a RoboRoach, uma campanha (bem-sucedida) de crowdfunding. Como a versão de “bravoechonovember1”, ela também envolve cortar fora as antenas de uma barata e enchê-las com eletrodos, permitindo que os usuários possam dirigir o inseto. Mas a ideia sofreu algumas questões morais, já que é um pouco cruel submeter os insetos a tais procedimentos apenas para nossa alegria diversão.

Ainda assim, é uma introdução legal para a neurociência e para a emergente arte do Biohacking.

Fonte

Ars Technica